• Telegram a um passo de ser banido pela facilidade de espalhar fake news

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2022 02:39

    O aplicativo não está só na mira do Tribunal Superior Eleitoral, mas também é investigado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. Sem restrições, filtros e barreiras que impeçam a disseminação de notícias falsas, o app se tornou o ambiente ideal para que candidatos promovam desinformação, método utilizado em 2018. O aplicativo tem capacidade para disparar mensagens para grupos de até 200 mil pessoas.

    Conteúdos falsos barrados

    A Justiça Eleitoral já firmou acordos com WhatsApp, Facebook e Twitter para barrar conteúdos falsos e que prejudiquem o processo eleitoral brasileiro. O festival de fake news foi mais grave na eleição presidencial de 2018. Já em 2020 ficou mais fácil combater as notícias falsas e os próprios candidatos deram conta de desmentir boatos e maldades.  Quando mais perto da população – como uma eleição municipal – mais fácil de identificar as fake news. Mas a distância entre político e eleitor facilita a disseminação de notícias falsas.

    Boa ideia

    Longe de os Partisans defenderem vereadores, mas essa é, de fato, uma boa ideia. Marcelo Chitão propõe que  haja redução na taxa de iluminação pública. Se as novas lâmpadas, de led, substituem as antigas e são mais econômicas que esta economia seja revertida em desconto na taxa. Muito justo.

    O ator Ricardo Magalhães que nas horas vagas ataca de artista plástico dando aula de pintura para os alunos do Instituto Caminho da Roça, de Secretário, entidade que faz um trabalho muito bacana com a comunidade. E lá todo voluntariado é bem-vindo!

    Recados do coração

    Pediram para a gente avisar: em reunião com “a rede”, a secretária Adriana de Paula teria dito que irá enviar recursos para que a empresa De Sá – que tem contrato de R$ 46 milhões com a prefeitura para ceder 1,1 mil funcionários – compre equipamentos de proteção individual.  Mas, no contrato a De Sá já é obrigada a fornecer EPIs…

    Temporada

    E está oficialmente aberta a temporada de pernadas, trocas de times, trairagens e afins visando a campanha eleitoral 2022. Vai ter candidato surpreso com o desembarque de seus apoiadores na tremenda cara de pau.  Não se espantem, não. É assim mesmo.

    Não é justo

    Falando nisso, rola nas redes sociais a foto de Matheus Quintal, secretário de Desenvolvimento Social do Estado e Elias Montes, que foi candidato a prefeito em 2020, sugerindo que são a dobradinha para estadual e federal este ano. Mas e Daniel Silveira? Nos seus tempos áureos o deputado abrigou Elias em seu gabinete em Brasília.  E olha que o homem é cotado pelo presidente Bolsonaro para ser candidato ao Senado pelo Estado do Rio.

    Corre!

    Longe de os Partisans serem agourentos, mas se a prefeitura planeja devolver à cidade o Palácio de Cristal reformado na Bauernfest – incluindo uma nova licitação para a reforma do gradil e do prédio – não é melhor abrir logo essa nova concorrência? Janeiro já foi pro saco e junho é logo ali, gente.

    Menos, gente!

    Pessoal da prefeitura anda meio confuso com as ações que estão implementando nas praças da cidade. Por isso, bonzinhos que somos, cumprimos o dever cívico de informar que revitalização é diferente de manutenção. O que é feito hoje é apenas manutenção.

    A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis acaba de completar 38 anos de atividades. Daqui, os Partisans mandam felicitações aos profissionais que dão uma contribuição ímpar para o turismo da cidade!

    Se ficar o bicho pega…

    E Hingo Hammes, ex-interino e agora de volta como vereador, vai ter probleminhas em se posicionar em relação às contas de Rubens Bomtempo, aquelas de 2016 que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e que estão para serem votadas pela Câmara. Se HH ficar no bloco dos que votarão contra a aprovação vai ter barreiras quando as suas próprias contas, de 2021 – também com questões que podem não passar pelo TCE – forem votadas, afinal, o prefeito tem maioria na Câmara. Hammes tem a ‘amizade’ dos vereadores, mas como diz o ditado: amigos, amigos…

    Eventos

    Uma das atrações mais próximas que a Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos analisa para saber se pode prosseguir é a Deguste, que neste final de semana completa seis anos. O grupo formado por integrantes da prefeitura e com apoio do Comitê Científico da covid também analisam a Exposição Agropecuária e a Copa Internacional de Mountain Bike. Eles não listaram, mas entra aí também, a festa de aniversário da cidade, em março.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas