Tecnologia QR Code é usada para fazer checagem de medicamentos em pacientes internados
O que antes era anotado apenas em fichas de papel, com o histórico do paciente, agora também passa a ser informatizado. Todos os medicamentos prescritos para o paciente internado poder ser acessado com apenas um gesto: a aproximação de um QR Code. A tecnologia chamada de “beira leito” já está sendo implantada no Hospital Santa Teresa, tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como para os demais pacientes.
“Inicialmente, o sistema foi implantado em 37 leitos, mas rapidamente foi ampliado para todas as unidades abertas do Hospital. O novo sistema está alinhado aos valores da instituição e a nossa identidade organizacional já que promove uma melhoria no cuidado com o paciente, tornando o processo de administração dos medicamentos mais seguro e transparente também para os colaboradores”, avaliou o gerente assistencial, Márcio Pacheco Bastos.
A supervisora de enfermagem, a enfermeira Esther de Almeida Oliveira Silva Araújo, explica que a checagem é realizada na beira do leito: “Realizamos a leitura do QR Code da pulseira do paciente para conferir as informações. O sistema foi programado para alertar caso haja alguma divergência”, informou a supervisora, que apresentou o trabalho na 4ª Mostra de Trabalhos da Rede Santa Catarina no fim de outubro. Além do controle do que será ministrado, o sistema também é ajustado para permitir que o medicamento seja administrado com uma margem de segurança do horário prescrito pelo médico.
O diretor técnico do HST, o médico Márcio Veiga, avaliou como positivos os resultados alcançados: “Desenvolvemos no hospital uma cultura de segurança do paciente, com processos para que se sintam seguros desde a chegada até o momento da alta. Nossa missão é cuidar com segurança e a checagem beira leito é mais uma melhoria nesta cultura de segurança”