• Técnicos retiram árvores ocas que ameaçavam cair na Av. Piabanha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2019 09:31

    Equipes da Prefeitura cortaram nesta sexta-feira duas árvores na Avenida Piabanha. Ambas, segundo técnicos, estavam “ocas” e tiveram o corte orientado pela Secretaria de Meio Ambiente. Todo o serviço, realizado por equipe da Comdep, foi autorizado pela secretaria e pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A rua ficou interditada durante a realização do trabalho.

    As duas árvores que foram cortadas estavam ao lado de uma terceira que caiu no último dia 18 de janeiro – a árvore atravessou o rio e atingiu a outra pista. Técnicos do Meio Ambiente informaram que, no caso dessa árvore, a queda ocorreu em virtude da erosão na lateral do rio, em função de volume de água dos dias anteriores. O tamanho das árvores também contribuiu para peso na margem do rio.

    “A intenção é garantir a segurança dos carros e pedestres que passam diariamente na região. As duas árvores que foram cortadas estavam ocas e o perigo de queda era iminente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto de Carvalho.

    A Prefeitura garantiu que "biólogos e engenheiros florestais do quadro técnico da Secretaria de Meio Ambiente realizam periodicamente vistorias nas árvores do município, com o objetivo de verificar o estado fitossanitário das mesmas". Paralelo ao trabalho de vistorias da Secretaria de Meio Ambiente, um inventário do arboreto público do Centro Histórico vem sendo realizado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), cumprindo um acordo firmado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho está em fase final de elaboração. O prazo limite para entrega do inventário arbóreo é no segundo semestre de 2019.

    Últimas