Secretarias de Habitação e Governo acompanham avaliações para o MCMV
Técnicos da Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis) estiveram em Petrópolis, na quarta-feira (19), vistoriando terrenos cadastrados pela pasta para a construção de 294 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
De acordo com o secretário de Habitação, Bruno Dauaire, o Governo do Rio registrou 12 projetos no dia do lançamento da nova fase do programa, somando 1.998 unidades no estado. Em Petrópolis, os terrenos ficam na região do Mosela, Vale Cuiabá e Benfica, em Itaipava. Há ainda propostas para São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e comunidades da capital.
“Estamos confiantes que seremos aprovados porque os locais atendem os requisitos do programa, com acesso a infraestrutura, como escolas, comércio, atendimento de saúde e transporte. Será mais um passo no combate ao déficit habitacional e uma chance de começar a reparar a dívida histórica que temos com essas famílias”, afirmou o secretário.
Atualmente, Petrópolis tem cerca de três mil famílias incluídas no programa de aluguel social do Estado.
“A construção de unidades habitacionais populares em Petrópolis é urgente. É uma demanda que já estávamos levando ao governador Cláudio Castro, e que, com as chuvas de 2022, se agravou ainda mais”, destaca o secretário de Governo Bernardo Rossi, que acompanha o andamento dos trabalhos.
A avaliação técnica dos terrenos e dos serviços públicos disponíveis nas regiões foi feita pela engenheira da CEF, Luciana Pedreira, pelo superintendente de engenharia da Sehis, Aurélio Vogas e pelo também engenheiro da Sehis, Ederson Nogueira. O trabalho foi acompanhado pelo subsecretário de Governo Ronaldo Medeiros e pelo assessor da Casa Civil, Albano (Baninho) Filho, representando o secretário de Governo Bernardo Rossi. A representante do Movimento União por Moradia e Aluguel Social e da Comissão de vitimas das tragédias, Cláudia Renata Ramos, também esteve presente.
“Pela primeira vez o Estado me convidou para participar de uma vistoria a estes terrenos que são destinado às moradias para as famílias que precisam. Estou feliz por estar hoje nesta vistoria”, disse Cláudia, agradecendo ao convite do secretário Bruno Dauaire.
Nos próximos dias serão avaliadas também áreas cadastradas pelo Estado nos municípios de São José do Vale do Rio Preto e em Sumidouro, cujos projetos prevêem a construção de 100 e 50 unidades habitacionais respectivamente.
Em 2020, como prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi fez a entrega de 776 apartamentos no Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti – as últimas unidades do MCMV a serem erguidas na cidade.
“A vistoria aos terrenos é o primeiro passo para reduzirmos um déficit habitacional de décadas na cidade e sobretudo para que as famílias possam viver com mais tranquilidade e segurança”, completa Bernardo.