• Técnicos da Defesa Civil de Petrópolis participam de capacitação do Cell Broadcast para outros municípios

  • 01/abr 08:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/PMP

    O trabalho realizado pela Defesa Civil de Petrópolis na emissão de alertas e na gestão de riscos tem sido reconhecido nacionalmente. Nesta semana, dois técnicos da pasta embarcaram para o Nordeste, a convite da Defesa Civil Nacional, para ministrar capacitações sobre o uso do sistema Cell Broadcast. A região nordestina, em breve, contará com o Defesa Civil Alerta, que já usado em Petrópolis desde o ano passado.

    “Esse convite é reconhecimento do trabalho feito pela nossa Defesa Civil. Nosso compromisso é garantir que a população receba os alertas de forma eficiente e que cada vez mais a cidade seja segura e resiliente”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

    Os dois técnicos da Defesa Civil de Petrópolis serão instrutores da capacitação, ensinando os profissionais das defesas civis municipais e estaduais do Nordeste como é a utilização da plataforma IDAP (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) que opera o sistema de envio do Cell Broadcast e das mensagens de alerta e alarme. Também serão realizados simulados de situações de emergência e de risco.

    “Foi com grande satisfação e senso de responsabilidade que recebemos esse convite da Defesa Civil Nacional. Esse convite reforça que estamos no caminho certo ao investir em tecnologia e capacitação para proteger vidas”, disse a diretora do setor de monitoramento da Defesa Civil, Eduarda Conde, que participa da capacitação na cidade de Maceió, em Alagoas.

    “Petrópolis foi a cidade piloto desse sistema Cell Broadcast, sendo uma das primeiras do Brasil a usar essa tecnologia. Vai ser uma oportunidade de trocarmos experiência, falarmos sobre o uso desse sistema na nossa cidade e o quanto essas tecnologias ajudam na prevenção”, ressaltou o geólogo da Defesa Civil, Yuri Garin, que participa da capacitação na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

    “Esse convite ressalta a força do quadro técnico, não apenas na Defesa Civil, mas da Prefeitura de Petrópolis como um todo”, frisou o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes.

    A participação dos dois técnicos é toda custeada pela Defesa Civil Nacional. A capacitação tem duração de uma semana e faz parte do projeto Defesa Civil Alerta, que já usado pelo Governo Federal nas regiões Sudeste e Sul do país.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas