Técnico de clube português é afastado do cargo após acusações de assédio
O Famalicão, clube de futebol português, suspendeu, nesta sexta-feira, o técnico de sua equipe feminina, depois de uma reportagem do jornal Público, na qual são denunciadas acusações de assédio sexual verbal por ele e de seus jogadores.
A direção do clube disse, em comunicado, que “tendo em conta” a matéria iria suspender o treinador Miguel Afonso “até que a verdade dos fatos seja apurada”.
O clube afirmou que estava se colocando à “disposição total de todas as partes envolvidas e as autoridades competentes para auxiliar na obtenção da verdade”.
O suposto assédio verbal de jogadores, alguns dos quais com 19 anos, teria ocorrido enquanto Afonso treinava o compatriota português Rio Ave durante a temporada 2020/21. O Público disse que entrou em contato com Afonso, mas ele não quis comentar as acusações.
Em comunicado, o Rio Ave reconheceu ter tido conhecimento de alguns comentários circunstanciais relatados por atletas sobre supostas aproximações do treinador. Mas, o clube disse que não tomou providências porque “o treinador negou tais situações e, a pedido dos atletas, o assunto não teve seguimento”.
O Famalicao, em comunicado separado que antecedeu a suspensão de Afonso, disse que quando contratou Afonso não tinha conhecimento das acusações.