• “Tecendo palavras”: Casa Stefan Zweig receberá o 3º Sarau de Poesia e Psicanálise

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Evento acontecerá no sábado (17), com entrada franca

    14/06/2023 15:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    “Ao professor Dr. Sigmund Freud, com cordial admiração. Stefan Zweig, Viena, abril de 1908”. A dedicatória está num livro enviado pelo jovem autor austríaco ao psiquiatra que teve a coragem de pensar “fora da caixinha”, confrontando a sisuda Academia de Medicina de Viena. Foi o início de uma correspondência e de uma amizade que permeariam três décadas até a morte de Freud, em 1939.

    Zweig, o “caçador de almas”, venerava Freud. “A psicologia é a paixão da minha vida”, escreveu para o mestre em 1926. “Graças ao senhor, vemos e dizemos muitas coisas que, de outra maneira, não teriam sido vistas nem ditas”. E os livros de Zweig encontraram um leitor receptivo. “Entro nos seus pensamentos como se fossem velhos conhecidos”, assegurou-lhe Freud em 1908.

    Na biografia que fez de Freud, Zweig elevou o pai da psicanálise à estatura de uma figura heroica em tempos escuros, gênio singular na luta revolucionária contra costumes e tradições hipócritas, Zweig continuou fiel admirador até os últimos tempos no exílio londrino, compartilhado por ambos. Foi ele quem proferiu as últimas palavras junto ao caixão do mestre, em 26 de setembro de 1939.

    A terceira edição do sarau “Tecendo Palavras”, realizado pelo Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana-RJ, começará com uma breve apresentação intitulada “Stefan e Sigmund”. Em seguida, o Sarau de Poesia exibirá as peças e os trabalhos de poesia e música dos participantes, apostando que o Fórum também é um lugar para se colocar o fazer, a produção, a criação artística para estimular e perpetuar a transmissão da psicanálise.

    “O Tecendo Palavras foi uma aposta de que o Fórum também é um lugar para se colocar a arte, criar diálogo visando a possibilidade de transmissão da psicanálise. A junção entre arte psicanálise é proposta aqui, a priori, a partir da poesia, mas entendendo que imagem também pode ter correspondência com palavras, o campo está aberto para desdobramentos. E para a terceira edição, a proposta é a realização em um espaço mais intimista, onde as poesias, autorais ou não, possam ser declamadas e ouvidas de uma forma que a participação seja estimulada”

    Sigrid Haack, psicanalista, coordenadora do evento e membro do Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana RJ


    Freud foi o ganhador do prêmio Goethe de literatura no ano de 1930. Pensando nessas conexões entre Literatura e Psicanálise surgiu a proposta da terceira edição da atividade “Tecendo Palavras – Sarau de Poesia e Psicanálise” de forma presencial e no espaço dedicado ao grande nome da literatura e amigo de Freud – a Casa Stefan Zweig, em Petrópolis, na Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso. O evento começara às 15h, com entrada franca.

    Últimas