Teatro popular é atração nesta quarta (24) com a estreia on-line de A Brincadeira do Boi

23/fev 17:07
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O folguedo do Bumba-meu-boi é o tema do espetáculo A Brincadeira do Boi, que o grupo Teatro Circense Andança estreia nesta quarta-feira (24), às 17h. Com transmissão on-line, por meio do canal do Youtube do grupo, o projeto ficará disponível para o público por 60 dias. O trabalho idealizado pelo ator Madson José, conta com a parceria do Quintal de Fulô – Arte Feita à Mão para essa concepção que se alicerça em um diálogo entre as linguagens do teatro popular, do teatro de bonecos e da animação digital.

O trabalho, incentivado pela Lei Aldir Blanc, faz parte do projeto “A Brincadeira do Boi – Um Diálogo Entre o Tradicional e a Modernidade” e apresenta uma perspectiva entre o mais tradicional e mais ancestral na cultura, com recursos tecnológicos ligados a ambiência digital.

De acordo com a produção do projeto, “processo de criação se deu de forma artesanal, desde a criação de texto e roteiro, até a criação dos bonecos, com os desenhos que compõem o as animações da trama”.

As trama é uma livre adaptação de uma das versões da parte dramática do folguedo do Bumba-Meu-Boi. A versão narra as peripécias vividas pelo casal Chico e Catirina e o desejo desta, quando grávida, de comer língua de boi, mas, não de qualquer boi, e sim, do boi preferido do Coronel, que é o dono da fazenda onde trabalham. De tanto aperrear Chico, este resolve matar o boi para satisfazer o desejo da grávida. E é neste entremeio, a morte e a ressurreição do boi, que se dá toda a confusão e graça inerentes à história.

O ator Madson José, que assina direção do projeto, é um dos manipuladores dos bonecos, ao lado da atriz Renata Alves, com colaboração dos atores Rose Assis e Gabriel Alves. O espetáculo conta ainda com a direção musical de Dalus Gonçalves.

Últimas