
Teatro Imperial recebe o policial Peçanha, interpretado pelo ator Antonio Tabet
Um dos pioneiros do humor na internet brasileira, empreendedor de sucesso e hoje com uma carreira sólida nas telas, Antonio Tabet começa a circulação pelo país com o espetáculo “Peçanha – Protocolo de Segurança”, após uma temporada de sessões esgotadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. No dia 13 de junho, às 20h, ele se apresenta no Teatro Imperial.
Na peça, que marca a sua estreia no universo teatral, o ator interpreta o irreverente e famigerado policial Peçanha, personagem mais famoso de sua trajetória, com milhões de visualizações nas plataformas de streaming. Um sucesso de crítica e público, mais de 15 mil pessoas já foram receber as instruções de segurança do sargento-tenente-major.
O monólogo promete ser mais um divisor de águas para o carioca, conhecido por sua versatilidade e pelo humor afiado. Entre os destaques de seu currículo estão a criação do site Kibe Loco e do canal Porta dos Fundos, a conquista de um Emmy Internacional e atuações em diversos longa-metragens e especiais, incluindo “Peçanha Contra o Animal”.
Atuar nos palcos era um desejo antigo que ficou em segundo plano devido a uma agenda sempre repleta, seja de compromissos profissionais ou familiares. “Eu sempre tive essa vontade, mas, por vários motivos profissionais e pessoais, eu simplesmente não tinha tempo. O que é diferente em relação a mim é que a minha carreira de ator deslanchou tarde. Foi por volta dos 38 anos que o Porta dos Fundos estourou. E foi bem na época que eu estava com filhos pequenos, então eu queria aproveitar os fins de semana com eles”, explica Antonio, que assina o texto em parceria com Gabriel Esteves e Matheus MAD.
Com o fim de sua participação na novela da TV Globo “Elas por Elas” (também a primeira de sua trajetória, na qual interpretou o vilão Fagundes) e os incessantes pedidos de amigos – bem como de fãs em suas redes sociais – para que levasse o personagem aos palcos, Antonio finalmente conseguiu colocar a ideia em prática. O resultado é um espetáculo que une as linguagens do stand-up e do teatro, no qual o humorista satiriza a hipocrisia da sociedade brasileira através do olhar do controverso policial, abordando temas como inclusão de gênero, racismo, homofobia, machismo, autoajuda, família e futebol.
“O Peçanha conquistou o público por sua complexidade e ironia, porque ele é o retrato da hipocrisia brasileira. O Brasil é um país muito racista, muito machista e muito homofóbico. Ao mesmo tempo é um país que não tolera racistas, não tolera machistas e não tolera homofóbicos. É um paradoxo”, reflete.
A narrativa parte das instruções de segurança apresentadas ao público antes das sessões em cinemas e teatros. Ao notar que tais determinações muitas vezes não são cumpridas, Peçanha resolve inovar e oferecer os serviços de quem tem “mais de vinte anos de corporação nas costas”, para, do alto do palco e ao vivo, orientar a plateia quanto às normas para que todos aproveitem a peça “Hamlet”, estrelada pelo celebrado ator Mateus Solano.
A única questão é que Peçanha não esperava que o ator, sempre tão profissional, pontual e assíduo, desta vez se atrasasse, o que obriga o policial a enrolar a plateia falando do seu dia a dia do trabalho, do Rio de Janeiro, do Brasil e da realidade de um oficial de quarenta e tantos anos que tenta se adequar ao mundo contemporâneo. O agente interage com a plateia, sempre tentando se desconstruir, algumas vezes por linhas tortas, mas nunca deixando de lado o humor mordaz autorizado pela sabedoria popular aliada a uma ignorância estratosférica.
O espetáculo também aborda assuntos contemporâneos, como o desafio de navegar pelo humor politicamente correto. “O politicamente correto tem um lado muito bom, é algo que sempre evolui ao longo dos tempos. Fazer piadas ofensivas a uma raça ou a uma determinada minoria era muito comum nos anos 80 e hoje em dia é algo inaceitável”, reconhece Antonio, que avalia o desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. “O Peçanha no início era mais rude. Aí eu fui mexendo nele aos poucos para adequá-lo a um mundo novo”, conta.
O Teatro Imperial é apresentado pela Enel, com realização da Natureza Produções, e fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 192, no Centro. Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro.
Sobre Antonio Tabet
Referência na internet brasileira, o publicitário, ator, apresentador e autor Antonio Tabet é: fundador do Porta dos Fundos, canal de humor do YouTube mais influente do mundo; do Desimpedidos, canal de esportes mais popular da América Latina; do My News, canal independente de notícias; e do GOAT, canal de transmissão ao vivo de esportes – além de ser o criador do Kibe Loco, por anos o blog mais popular do país.
Tabet é considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do país pela revista IstoÉ, um dos 15 mais influentes da internet pela GQ Brasil e, junto com o Porta dos Fundos, ganhou um Emmy Internacional de Comédia pelo filme Especial de Natal, da Netflix.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: