• Teatro Dom Pedro II tem previsão de ser reinaugurado este ano; local está fechado desde 2019 

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/02/2023 14:32
    Por Helen Salgado

    O Teatro Dom Pedro II, local de grande importância histórica e cultural, permanece fechado desde 2019. O local já foi palco das mais diversas atrações. Há alguns anos, todavia, está em estado de completo abandono. Em janeiro de 2022, a Prefeitura anunciou que retomaria as obras no local em fevereiro do mesmo ano. No entanto, com a tragédia, a obra foi, mais uma vez, suspensa. Agora, a previsão é de que as obras sejam finalizadas ainda neste ano, segundo o governo municipal.

    Foto: Helen Salgado

    Quem passa pela Praça dos Expedicionários lamenta o estado de abandono do Teatro: o mau cheiro, as pichações, além da presença de moradores de rua são frequentes.

    “Sinceramente, é uma vergonha aquilo dali.”, assim descreve Gabriel Torres, barraqueiro e artesão na praça desde 1987. 

    O Teatro Dom Pedro fechado prejudica não somente a cena cultural, mas também os artesãos que dependem do turismo e da programação ativa do local. Gabriel lembra que, através da venda nas barracas, muitas pessoas têm a principal fonte de renda. Por conta da pouca movimentação na localidade, o número de barracas na praça diminuiu consideravelmente. 

    Gabriel diz que, frequentemente, recebe reclamações, inclusive de turistas, sobre a permanência dos moradores em frente ao teatro, que é um ponto turístico. 

    “Aquilo dali virou um hotel de morador de rua. Não tenho nada contra eles, cada um com o seu cada um, mas eu acho que o poder público e a assistência social poderia arranjar um lugar para eles terem uma moradia decente com ordem e regras”, sugere.

    Quem passa pela localidade percebe o descaso com o patrimônio cultural. As paredes laterais estão sujas, repletas de pichações e a fachada do prédio tem lixo espalhado por todos os cantos. Além disso, Gabriel conta que as brigas entre os moradores de rua é frequente. 

    Foto: Helen Salgado

    Histórico 

    Em agosto de 2019, as obras foram iniciadas no valor de R$ 1,6 milhão. Depois, com a instabilidade da reforma, foram acrescentadas mais verbas e o valor total já é de R$ 2,5 milhões. No entanto, mesmo com o acréscimo no valor, a obra ainda não ficou pronta. 

    Em novembro de 2022, a Prefeitura publicou, no Diário Oficial, as ordens de início e de paralisação da obra. São quatro, ao total. No dia 05 de maio de 2021, a Prefeitura autorizou a empresa licitada o início dos trabalhos. Três meses depois, em 16 de agosto de 2021, publicou a suspensão deles. Na atual gestão, no dia 14 de fevereiro, a Prefeitura autorizou a retomada das obras e em 23 de agosto tornou a suspender.

    A princípio, a obra deveria ser entregue em 180 dias. A reforma, que contemplava o anexo, foi estendida para dentro do teatro, com revisão elétrica, implantação de sistema de alarme e combate a incêndio, conserto de infiltrações, acessibilidade entre outras medidas de recuperação do prédio, inclusive de melhorias na fachada.

    O que diz a Prefeitura 

    A Prefeitura informou que as obras no Teatro Dom Pedro foram retomadas no ano passado, e a previsão é que sejam finalizadas este ano.

    A Secretaria de Assistência Social esclarece que, diariamente, realiza ações junto às pessoas em situação de rua.

    Na abordagem, as equipes buscam convencer essas pessoas a ir para as unidades de abrigamento do município. Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem transtornos psiquiátricos ou são dependentes de álcool e drogas.

    As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

    Últimas