Teatro Afonso Arinos recebe primeira peça da Companhia Teatral da COMDEP
A companhia teatral “Os Imparáveis”, composta por funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), subirá ao palco no próximo dia 29 de novembro, às 19h, com a peça “Respeitando as Profissões”, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura. Com ingressos já esgotados, o espetáculo propõe reflexões sobre empatia e valorização profissional.
Criada em setembro deste ano, a companhia reúne 25 integrantes, entre atores e equipe técnica, sob a direção de Angélica Paes. O teatro, neste contexto, é utilizado como uma ferramenta de integração e transformação no ambiente de trabalho. “A peça, com ingressos já esgotados, nasceu do desejo de mostrar que todas as profissões têm valor. Um gari e um médico, por exemplo, têm papéis igualmente importantes na construção de uma sociedade melhor”, ressalta a diretora.
O projeto foi idealizado com o objetivo de criar um espaço para expressão artística dos funcionários da COMDEP e contou com o apoio da Secretaria de Cultura. Na ocasião da estreia, será inaugurada oficialmente uma nova sala de teatro na sede da companhia.
Além do elenco, a produção envolveu profissionais da COMDEP de diversas áreas. Eletricistas, carpinteiros, maquiadores e cabeleireiros contribuíram com seus talentos para viabilizar a montagem. “Foi um esforço coletivo. Cada um trouxe seu talento para construir algo que representa todos nós”, afirma Angelica.
Angélica Paes, que também assina o texto da peça, é autora de obras como “A menina que não podia ser escritora por ser negra”, “As Periféricas” e “A Magia dos Sonhos”. Este ano, ela foi reconhecida com o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros, no Salão de Genebra, e recebeu a Comenda Meritocrática Evita Perón em Buenos Aires, na Argentina. A diretora também marcou presença em eventos literários de destaque, incluindo o I Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).