• TCU mantém classificação de ‘irregularidades gravíssimas’ na obra da nova pista de subida da serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2023 04:01

    O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve a classificação de irregularidades graves nas obras da nova pista de subida da serra, na BR-040, com recomendação de paralisação ao Congresso Nacional. O TCU sublinha  ‘indícios gravíssimos de irregularidades’. As obras vêm sendo fiscalizadas pelo Tribunal desde 2016 e na sessão do dia 22, o TCU decidiu, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, manter a classificação com recomendação de paralisação do empreendimento. O relatório, tornado público ontem, aponta sobrepreço no orçamento, projetos básico e executivo desatualizados, e superavaliação no reequilíbrio econômico-financeiro.

    Decisão dá ultimato à ANTT

    A decisão determina à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a 15ª revisão extraordinária do contrato demonstrando como ela cumpriria a decisão do TCU de 2018, que já apontava irregularidades, bem como a situação financeira e orçamentária da obra da nova subida da serra, discriminando os valores já executados. A ANTT considera ser credora da Concer, concessionária que administra a via, em R$ 472,5 milhões, enquanto a concessionária reivindica R$ 1,333 bilhão. As obras foram paralisadas em julho de 2016 e a Concer se mantém por força de liminar à frente da concessão desde março de 2021.

    O Centro Cultural Sesc Quitandinha inaugura hoje a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, marcando as oito décadas da emblemática edificação. Com curadoria de Marcelo Campos, a programação, que vai até 25 de fevereiro, inclui exposições, shows, espetáculos e atividades relacionadas à história do edifício e à identidade afro-brasileira da região. Uma das atrações é uma água-viva inflável de oito metros de altura, iluminada por luzes LED, ocupando o Salão Mauá, obra do artista plástico paulistano Felipe Yung.

    Sempre célere

    E ontem, às 11h50, quando a Defesa Civil emitiu alerta de temporal, todo mundo já tinha recolhido as roupas do varal, porque chovia de cavalo beber água de pé já tinha mais de uns 15 minutos.

    Mais uma

    A prefeitura passa vergonha no débito, no crédito e no Pix. Vejam o caso do Ciep Santos Dumont, no Quitandinha. Causa discórdia com o governo do Estado que anunciou a instalação lá da primeira escola Intercultural Brasil-Alemanha de Petrópolis com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II e duas turmas do Ensino Médio, com ensino do alemão.  A prefeitura ingressou na justiça para retomar o prédio, que foi municipalizado em 2017 e que agora o Estado ‘pegou’ de volta porque não estava sendo usado.

    Responsabilidade de todos

    Impressionante que prefeitura e estado não se consigam entrar em entendimento em nada. E neste caso, todos têm parcela de culpa: o projeto foi anunciado agora por Bernardo Rossi que passou os quatro anos de prefeitura sem ter dado uso ao prédio e no momento faz uma ‘mea culpa’ com este projeto de alçada do estado onde é secretário de Governo e a atual gestão que também seguiu não usando o espaço e só agora se movimentou. Um prédio daquele tamanho dava pra todo mundo compartilhar e ainda sobra espaço.

    Ofício só não vai adiantar

    E os vereadores anunciaram que vão pedir formalmente à prefeitura a intervenção nas empresas PetroIta e Cascatinha após os inúmeros acidentes colocando em risco a vida dos usuários nos últimos dias. Formalizar, traduzindo, é mandar um ofício. Não vai adiantar. Precisa recorrer à Justiça. O documento que reúne dados de fiscalização dois vereadores foi entregue ao Ministério Público que já tem um procedimento requerendo retirada de 33 ônibus da PetroIta de circulação. Mas, os vereadores podem fazer mais e entrar com ação eles próprios. A responsabilidade é de todo mundo: quem executa e quem fiscaliza.

    Contagem

    E Petrópolis está há 204 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Invisível

    A imprensa noticiou o corpo de um homem encontrado na Rua do Imperador, perto da rodoviária na madrugada de terça-feira. A polícia acredita em briga entre moradores de rua e o homem teria sido morto a facadas. E ninguém – repetindo: nin-guém – do poder público mencionou absolutamente nada sobre o crime ou sobre a população em situação de rua. Mais um caso de cidadão invisível.

    O multi artista Marco Aurêh tomou posse como imortal da Academia Petropolitana de Letras, saudado em discurso pela escritora Ivone Sol e recebendo o abraço da também escritora e imortal Christiane Michelin. Aurêh, assume a cadeira de Fernando Magno, pai de Christiane, assento que tem como patrono Casemiro de Abreu.

    Natal Imperial

    A prefeitura inaugurou ontem a ‘programação’ de Natal e a iluminação do Centro Histórico, tudo feito às pressas e no improviso ficando muito aquém de anos anteriores. E a prefeitura não leva fé em sua programação – que inclusive nem está pronta na totalidade e vai sendo divulgada aos pouquinhos, à medida que der para contratação das atrações –  que nem mesmo o Pórtico do Quitandinha anuncia o Natal Imperial, mas foi usado para divulgar o Natal Sesc. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas