• TCE rejeita recurso da Cascatinha e nova licitação está liberada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/fev 16:23
    Por Wellington Daniel

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) rejeitou, nesta quarta-feira (21), por unanimidade, o pedido de reconsideração da viação Cascatinha em relação a uma nova licitação das linhas operadas pela empresa. Com isso, está mantida a decisão anterior, que determina que o município realize um novo certame.

    Em 2021, após uma auditoria realizada em 2019, o Tribunal de Contas determinou a realização de uma nova licitação das linhas atendidas pela Cascatinha. A viação, no entanto, entrou com um embargo de declaração, que foi reconhecido pelo órgão em março de 2022.

    Após diligências internas, o TCE negou provimento aos embargos da Cascatinha em agosto de 2022. Em outro processo, uma decisão monocrática da conselheira substituta Andrea Siqueira Martins também tinha indeferido o pedido de adiamento e pedido de tutela de urgência da viação contra a licitação.

    No dia 10 de outubro de 2022, o TCE determinou o arquivamento dos autos em relação ao recurso da Cascatinha. Três dias depois, a empresa entrou com um pedido de reconsideração, este que foi julgado nesta quarta-feira (21).

    A Tribuna de Petrópolis apurou, no entanto, que a análise do pedido de reconsideração não impediria o andamento do processo licitatório. Não haveria decisão do TCE que impedisse a Prefeitura de continuar a realizar os trâmites para o certame.

    Cascatinha perde no TJRJ

    Nesta terça-feira (20), a Cascatinha também sofreu outra derrota, desta vez, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos manteve a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Martins, para que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) tome as providências necessárias para a substituição das linhas.

    Segundo explicou o diretor-presidente da companhia, Thiago Damaceno, em reunião do Comutran nessa segunda-feira (19), a mudança seria até a efetivação da nova licitação, bem como foi em relação às linhas que atendem a região do Carangola.

    O prazo da CPTrans se encerra nesta sexta-feira (23), mas até a última atualização desta reportagem, a companhia ainda não tinha informado sobre qual empresa iria assumir a operação.

    Leia também: CPTrans ainda não sabe qual empresa deve assumir as linhas da Cascatinha

    Últimas