• TCE determina que prefeitura licite linhas de ônibus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/07/2021 03:30

    *Atualizada às 10h25
    O Tribunal de Contas do Estado determinou que a prefeitura realize licitação para operação de várias linhas hoje operadas pelas empresas PetroIta e Cascatinha. A bomba já chegou e a alta cúpula do governo não sabe onde enfiar a batata quente. O primeiro pensamento foi “vamos tentar adiar”. Pedindo mais prazo a gestão, interina, pode empurrar para depois das possíveis eleições suplementares. Mas há uma corrente que defende que Hingo Hammes mate essa no peito e resolva logo para fazer um ‘pontaço’ com a população. Porém, a experiência de Paulo Mustrangi que peitou as empresas, encerrou os contratos da Autobus, Esperança e Petrópolis e realizou uma nova concorrência provoca muito receio. Foi um processo demorado e que teve muito desgaste do prefeito na época.

    Em nota, o Setranspetro negou que as linhas que a Petro Ita opera sejam alvo da recomendação de licitação por parte do TCE. “A empresa Cascatinha esclarece que pelo conteúdo do relatório pode provar, em qualquer esfera, a legalidade e legitimidade de sua operação e destaca que a Petro Ita não faz parte do documento”, diz a nota.

    Agora, vai

    Finalmente foi assinado o contrato com a Erwil, que ganhou a licitação para asfaltamento de 59 ruas da cidade, financiados pelo governo federal, processo ainda da gestão Bernardo Rossi. São 25 milhões e a empresa tem 14 meses para concluir.  Então, para cobrar: em setembro de 2022 tem que estar tudo pronto.

    A viagem

    Moradores da Posse, para chegar ao Centro Histórico, de ônibus, estão levando quatro horas. Encontram no caminho as retenções causadas pelas obras na União e Indústria feitas pelo Dnit, DER e Águas do Imperador, tudo ao mesmo tempo. E ainda chegam ao terminal de Itaipava e enfrentam filas longas e falta de horários.

    Sapucaias

    Viralizou um vídeo da vereadora Gilda Beatriz denunciando o risco que os frutos das sapucaias, árvores na Praça da Liberdade, podem causar. Os frutos são pesados e segundo a vereadora podem atingir a cabeça de alguma criança e matar.  A preocupação pode até ser válida, mas o tom de indignação foi exageraaaaaaado. As sapucaias estão lá há uns 100 anos… Se for assim vai ter que acabar com coqueiros, palmeiras… Isso sem falar nas jaqueiras do Bosque do Imperador que ficam bem em cima do parquinho infantil.

    Gilda Beatriz e o vídeo sobre as sapucaias que ameaçam os pedestres na Praça da Liberdade.  A gravação que arrancou risos pelo tom trágico.

    Modinha

    Vereadores começaram agora a moda de fazer enquete nas redes sociais para saber o que a população quer que eles apresentem como indicações e projetos. Mas, gente… E as promessas de campanha? Comecem por elas!

    Sem coalizão

    O vereador Marcelo Lessa não fala apenas por si só quando critica a gestão Hingo Hammes. Também representa outros parlamentares, digamos, menos corajosos, que não expõem publicamente o que falam nos bastidores. Lessa, em uma das últimas sessões disse que com Hingo na prefeitura, um vereador, “queríamos um governo de coalização (sustentado por vários partidos políticos ou cabeças cooperando sem um ser dominante nesta relação), mas não tem acontecido isso”. Disse isso em tom de decepção. Não foi por falta de aviso.

    Contagem         

    Petrópolis está há 190 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Acaba logo!

    A prefeitura mantém umas pessoas assistindo à sessão da Câmara para acompanhar o que os vereadores falam. E um deles – que não é o Wagner Bueno Silva – diz que a frase mais bonita dos discursos é quando os vereadores, encerrando, falam: “não vou mais me alongar”.

    Em suspenso

    Deu um ruim na licitação da empresa que vai operar o Restaurante Popular.  Já nos finalmente dos lances três empresas se ausentaram da sessão antes da abertura de envelopes de habilitação e restou apenas uma no páreo. Porém, a comissão de licitação achou melhor adiar sine die até que os documentos desta empresa habilitada sejam melhor analisados.

    Nem te conheço

    No início da semana Bernardo Rossi, o ex- prefeito e Hingo Hammes, o interino, tiveram agendas com os mesmos secretários estaduais. Mas, em nenhum momento se esbarraram nos corredores do Palácio Guanabara nem estiveram na mesma mesa de reunião. Claro, também não posam para fotos juntos. Se bobear dividem até o Uber, mas quando chega lá é cada um para um lado.

    Ana Kutter fez este clique alio na Washington Luiz bem no amanhecer e captou esta linda iluminação.

    Timaço

    E o PSL ganhou um reforço e tanto! Terá em suas fileiras o ex-governador Garotinho e a filha, a deputada federal Clarissa Garotinho; o prefeito de Belford Roxo, Waguinho e o deputado estadual Marcio Canela. Mas, gente, e Daniel Silveira? Onde se encaixa?

    Aniversário solidário

    A rede de supermercados Armazém do Grão está completando 13 anos neste mês e está promovendo uma campanha social em todas as suas lojas entre seus colaboradores, clientes e fornecedores. No ano passado foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos. Para este ano, a meta é atingir esta mesma quantidade de produtos ou, quem sabe, até mais! Os alimentos serão destinados a 10 instituições sociais de Petrópolis. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br     

    Últimas