• TCE cobra entrega de documentos sobre contratação de escritório de advocacia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/fev 08:16
    Por Wellington Daniel

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) dará um novo prazo para que a Prefeitura de Petrópolis entregue os documentos relacionados a contratação de um escritório de advocacia, que atuou para aumentar a arrecadação de ICMS do município. O colegiado acompanhou a decisão do relator, conselheiro Marcelo Verdini Maia, em sessão nesta quarta-feira (21).

    No ano passado, a vereadora Gilda Beatriz (PSD) ingressou com uma ação no TCE em que questionava a contratação do escritório Celso Sardinha & Advogados Associados. Entre dezembro de 2022 e setembro de 2023, foram empenhados mais de R$ 33 milhões para o pagamento.

    Em novembro do ano passado, o conselheiro Marcelo Verdini Maia determinou que, em cinco dias, o município informasse os contratos celebrados e que os instrumentos estivessem disponíveis no Portal da Transparência. Também determinou que a Prefeitura encaminhasse cópia integral dos processos administrativos relativos às contratações e aos pagamentos. No entanto, segundo informou na sessão, o município não cumpriu integralmente a determinação.

    Leia também: TCE intima Prefeitura a prestar esclarecimentos sobre contratação de escritório de advocacia

    Em seu tempo de defesa, o procurador-geral, Miguel Barreto, citou decisões anteriores da 4ª Vara Cível em relação a contratações de escritórios de advocacia, que permitiriam ao município realizar tal ação. Também informou que, com o aumento do repasse do imposto, o município realizou intervenções como obras de contenção.

    Últimas