• Táxis intermunicipais poderão circular na faixa exclusiva da Avenida Brasil com cadastro prévio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/ago 15:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Marcos de Paula

    A Prefeitura do Rio autorizou a circulação de táxis intermunicipais nas faixas exclusivas da pista central da Avenida Brasil. A medida, prevista em decreto publicado nessa quinta-feira (31), no Diário Oficial, depende de cadastro prévio dos motoristas pelas prefeituras de origem junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

    Assim como já ocorre com os táxis do município do Rio, o tráfego dos intermunicipais será permitido na faixa central exclusiva — a segunda da esquerda, conforme o sentido da via — em dias úteis, nos horários de restrição: das 5h às 10h e das 16h às 20h. Os trechos liberados vão do Trevo das Margaridas ao Viaduto da Treliça (sentido Centro) e da Rua Carlos Seidl até a estação Vigário Geral do BRT Transbrasil (sentido Deodoro).

    Esta era uma pauta que políticos de Petrópolis vinham debatendo nas últimas semanas. O deputado estadual Yuri Moura (PSOL), chegou a levar o tema à tribuna da Alerj, além de ter protocolado e aprovado uma indicação legislativa solicitando ao governador a regulamentação estadual do tema. Um projeto de lei sobre o assunto também foi apresentado pelo parlamentar.

    Já o vereador e presidente da Câmara Municipal, Júnior Coruja (PSD), em contato direto com o prefeito da capital, Eduardo Paes, também solicitou a agilidade na liberação para que os táxis petropolitanos pudessem circular pelas faixas seletivas. Segundo Coruja, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) ficará responsável por repassar à Prefeitura do Rio os cadastros dos taxistas de Petrópolis já registrados na CPTrans.

    Como obter a autorização

    Para obter a autorização, as prefeituras de municípios do Estado do Rio de Janeiro devem enviar à SMTR, por ofício, uma lista com os dados completos dos veículos e dos permissionários. O cadastro tem validade de 12 meses e pode ser atualizado ou renovado a qualquer momento.

    A SMTR será responsável pela análise e aprovação dos pedidos. Após a autorização, os dados serão repassados à CET-Rio, que incluirá os veículos no sistema de monitoramento eletrônico da faixa exclusiva.

    Táxis não cadastrados estarão proibidos de circular na faixa e estarão sujeitos a multa, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

    A SMTR publicará, nos próximos dias, uma resolução para regulamentar o decreto e detalhar as normas de cadastramento.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas