Tarifa de água ficará 10,74% mais cara em Petrópolis a partir deste mês

14/jan 17:29
Por Jussara Madeira

Foi divulgado na tarde de quinta-feira (13), o reajuste da tarifa de água em Petrópolis, retroativo ao dia 1º de janeiro. O aumento segue o índice que mede a inflação, o IPCA, que fechou o ano em 10,74%, passando de R$ 3,87 para R$ 4,28 o valor cobrado pelo metro cúbico de água. O reajuste autorizado pela Prefeitura ficou abaixo do solicitado pela subconcessionária Águas do Imperador, no entanto, há possibilidade de novo reajuste daqui a seis meses. 

A autorização de reajuste consta no Diário Oficial do dia 31 de dezembro que só foi publicado na tarde de quinta (13) no site da Prefeitura de Petrópolis. De acordo com a Prefeitura, a fórmula paramétrica de reajuste apontava um aumento de 17,88%, além da parcela de reequilíbrio contratual de 1,93%.  

No texto do decreto, esclarece que como o governo atual assumiu em 18 de dezembro de 2022, não houve tempo hábil para avaliar os impactos do reajuste e ainda sua recomposição. O prefeito determina prazo de seis meses para que a diferença entre o percentual efetivamente autorizado e o apresentado pelo consórcio seja estudado pelo corpo funcional do Executivo Municipal. A previsão é de que, até julho, possa haver um novo reajuste.

Últimas