• Tarde chuvosa em Petrópolis é marcada por alagamentos em diversos pontos do município; cinco ocorrências são registradas pela Defesa Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/10/2023 19:58
    Por Enzo Gabriel

    Diversos alagamentos foram registrados em Petrópolis durante a tarde desta terça-feira (31). Coronel Veiga, Estrada Mineira, União e Indústria e Bingen foram algumas das áreas afetadas com vias alagadas no município. A Defesa Civil foi acionada para cinco ocorrências causadas pela chuva.

    A subida da Serra também registrou queda de barreira, no km 98, e queda de árvore, no km 99, sentido Juiz de Fora.

    Em diferentes pontos da cidade, a passagem de veículos precisou ser interrompida, como na Rua Coronel Veiga. No Centro, apesar dos rios, com exceção da Rua Souza Franco (Rua da Feira), não terem transbordado, o tráfego de veículos foi diretamente afetado pela chuva, já que o trânsito não fluía em direção aos bairros devido aos alagamentos nas vias.

    Ocorrências

    Cinco registros de ocorrências foram contabilizados pela Defesa Civil, até as 18h, por conta da chuva. Não houve vítimas e, segundo a pasta, não houve ocorrência grave. Em Itaipava, uma queda de árvore foi registrada. No Carangola, uma queda de muro. Um deslizamento atingiu um imóvel no Quissamã, enquanto outro ocorreu no Retiro, mas não atingiu nenhuma residência. Por último, no Samambaia, houve um rolamento de bloco.

    O atual estágio operacional do município é de atenção.

    Coronel Veiga interditada

    Às 15h50, a Defesa Civil interditou a Rua Coronel Veiga em função do transbordamento do Rio Quitandinha. O local ficou fechado por mais de uma hora até o trânsito ser liberado, às 17h.

    Subida da Serra

    Na BR-040, na subida da Serra, houve lentidão durante a tarde no trânsito. O motivo foram diferentes ocorrências causadas pela chuva, como deslizamentos de terra e fragmentos de rocha nos quilômetros 93 e 99 e uma queda de barreira no km 98.

    Acumulados pluviométricos

    Segundo atualização feita às 17h10 pela Defesa Civil, os maiores acumulados pluviométricos em uma hora foram:

    • Alto da Serra: 43,6 mm (INEA)
    • Itamarati: 42,25 mm (INEA)
    • Vila Felipe: 35 mm (Cemaden RJ)

    Previsão para a noite

    Durante a noite, o tempo permanece instável e deve haver continuidade de chuva de intensidade moderada a ocasionalmente forte.

    A Defesa Civil recomenda que a população de áreas de risco se mantenha em alerta e não fique em áreas interditadas. Em caso de emergência, ligue 199.

    Últimas