• Tapumes instalados para obras na Theatro Dom Pedro estreitam a Nilo Peçanha: falta espaço para carros e pedestres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2019 19:20

    Fechado há cerca de nove meses, o Theatro Dom Pedro finalmente começou a passar as obras de revitalização. Entretanto, o serviço já começou a gerar problemas na Rua Nilo Peçanha, onde foi instalado um tapume de aço que bloqueia a calçada e parte da via. Segundo motoristas, o espaço é estreito e não há guardas coordenando o trânsito, o que pode causar acidentes. Com mais de 85 anos de história, o teatro é um dos principais pontos turísticos culturais de Petrópolis. 

    Ao passar pelo local, é possível notar que a via, por conta das obras, não comporta de maneira ideal dois automóveis passando ao mesmo tempo, já que ela opera em mão dupla. Além disso, apesar de haver uma placa no local sinalizando para pedestres utilizarem o outro lado da calçada, muitos optam ainda por caminhar pela via ao lado do tapume. Por não haver órgãos municipais no local coordenando o tráfego, os motoristas que utilizam a rua temem que acidentes aconteçam. “É um perigo. Se parte da rua está interditada, deveriam colocá-la em mão única. Do jeito que está, com carros indo pelos dois lados e pedestres passando pelo canteiro, uma hora dessas pode acontecer algo grave”, disse o taxista Antônio Carlos de Oliveira, de 48 anos.

    “É como dar um passo para frente e dois para trás. Qual a vantagem de você reformar um local tão importante para a cidade, mas colocar em risco a integridade física de quem passa por aqui? Sou a favor das obras, mas tem que haver planejamento. Do jeito que está sendo é muito perigoso, tanto para os pedestres quanto para os motoristas. Não tem espaço para todos de uma só vez”, declarou o enfermeiro Carlos Vidal, de 32 anos.

    A reforma deve custar um total de R$ 1.686.063,45 e tem até 180 dias para ser finalizada. A empresa Studio G Construtora LTDA foi a escolhida como responsável para realizar a manutenção e, no projeto, estão previstas a revitalização da fechada do prédio histórico; a revisão das instalações elétricas; a recuperação do sistema de ar-condicionado; adequação para acessibilidade; conserto de infiltrações; e implantação de um sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico; entre outros serviços. A última grande reforma que o prédio do Theatro D. Pedro recebeu foi há 16 anos.

    A Prefeitura esclareceu em nota que, neste momento, não há previsão de mudança do sentido da rua. Segundo o governo, a instalação dos tapumes é uma determinação de segurança da legislação, de maneira a garantir a saúde e segurança dos pedestres e veículos que circulam no entorno do local das intervenções. Portanto, não é possível retirá-los. Ainda assim, a PMP afirma que a CPTrans acompanhará a execução das obras e, caso o trânsito seja afetado, o órgão tomará outras medidas. A Prefeitura ressaltou que a faixa de pedestres do local não foi obstruída, e que os pedestres devem utilizar a calçada do lado oposto da via.

     

     

    Últimas