• Tapume de obra oferece risco a pedestres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/05/2017 18:20

    O tapume instalado ao entorno do casarão localizado na esquina da Rua Alencar Lima com a Rua do Imperador, no Centro, está apodrecendo. A exposição ao tempo fez com que a madeira cedesse em diversos pontos, e parte dela se desprendeu da estrutura essa semana, e foi colocada em um canteiro. O isolamento que deveria proporcionar segurança, após a queda de parte do reboco da lateral do edifício, agora gera riscos e preocupa os petropolitanos que circulam pelo local todos os dias. 

    O imóvel está fechado desde 2012, e após quatro meses da instalação dos tapumes para iniciar as obras de restauração no edifício nenhuma intervenção foi realizada. Em nota, no último dia 11, o Banco do Brasil informou que as providências internas necessárias para a contratação dos serviços exigidos pelo INEPAC para restauração da fachada do prédio, estão sendo tomadas pelo setor de Engenharia do banco.

     O imóvel, que foi construído em 1926, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que, em outubro do ano passado, notificou o BB por abandono de um imóvel tombado, determinando que o banco apresentasse um projeto para a recuperação da fachada do prédio. O Inepac é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, que considera que o processo de degradação do prédio, que serviu como agência do Banco do Brasil, teve início após a transferência do banco para outro endereço.

    Desde o fechamento da agência, há cinco anos, nenhuma intervenção no imóvel foi realizada pelo Banco do Brasil. “Tenho medo de andar em quase todas as ruas da cidade né! Mas realmente esse tapume apodrecendo é desnecessário. Se as obras não tem previsão para ter início, ao menos deveriam trocar essas madeiras para que ninguém corra o risco de se ferir, caso mais algum pedaço caia aqui na calçada”, disse a aposentada Marli da Silveira. 

    O Banco do Brasil informou que o tapume que caiu de parte do isolamento já foi trocado, e que um engenheiro foi enviado foi local para avaliar as atuais condições dos demais tapumes instalados.



    Últimas