• Tanque instalado no muro da Catedral São Pedro de Alcântara será retirado pela Prefeitura após Iphan afirmar que intervenção é irregular

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2023 12:11
    Por Helen Salgado

    Nessa semana, um tanque foi instalado no muro da Catedral São Pedro de Alcântara pela Prefeitura de Petrópolis. O fato chamou a atenção dos petropolitanos e pedestres que passaram pelo local, já que a Catedral São Pedro de Alcântara é um dos pontos turísticos mais visitados e conhecidos de Petrópolis. No entanto, a instalação do tanque é considerada irregular pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e deverá ser retirada.

    Foto: Divulgação

    A Catedral São Pedro de Alcântara é um patrimônio histórico e cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1980. De acordo com informações do Instituto, o tombamento da igreja é uma extensão da proteção conferida, desde 1964, à Avenida Köeler, inscrita no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

    Procurado, o Iphan informou que a instalação do tanque é uma intervenção irregular que não foi aprovada pelo Instituto. Assim que o Iphan soube da instalação, solicitou à Prefeitura da cidade a retirada imediata do tanque. A Prefeitura assegurou que vai retirar o elemento ainda nesta sexta-feira (23). 

    O Iphan ainda complementou dizendo que é essencial que intervenções em bens tombados a nível federal sejam aprovadas previamente pelo Iphan para preservar o Patrimônio Cultural e evitar a descaraterização dos monumentos. 

    A Prefeitura de Petrópolis entrou em contato afirmando que equipes estarão no local nesta sexta-feira (23) para retirar o tanque instalado no muro da Catedral.

    Últimas