• Talentos petropolitanos que elevam o nome da cidade no Brasil e no mundo: Pedro Gelli e Vitor Rabello

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  • 16/mar 13:00
    Por Aghata Paredes

    Com apenas 26 e 27 anos, os petropolitanos Pedro Gelli e Vitor Rabello figuram entre os nomes da lista da Forbes Under 30, ao lado de Lucas Continentino, natural de São Paulo, que destaca jovens bem-sucedidos em diferentes segmentos com menos de 30 anos. Amigos de infância, os jovens se conheceram no Colégio Bom Jesus Canarinhos. “Com 10 anos de idade, estudamos por todo o período escolar juntos e seguimos sendo melhores amigos desde então”, conta Pedro. “Além da amizade, o empreendedorismo sempre nos uniu, lembro que descíamos a Rua Santos Dumont, na saída do colégio, conversando sobre empresas e possibilidades para o futuro”, complementa Vitor.

    A afinidade de Pedro com os jogos surgiu na infância, ao compartilhar experiências no PS1 e Nintendo Wii com primos. Essa paixão evoluiu para uma posição pioneira no cenário do YouTube. “Alguns anos depois, fui um dos primeiros YouTubers a criar um canal voltado para games, falando sobre Clash of Clans, comecei ainda do meu quarto lá em 2014, e criei dentro de casa meu estúdio de gravações”, ressalta o petropolitano. 

    Já Vitor, foi incentivado pela família a ser empreendedor desde cedo, levando consigo essa mentalidade ao longo dos anos. “Na adolescência demonstrei interesse por grandes empresas e startups. Por algum motivo, entender como uma empresa pode causar impacto na sociedade e entender os resultados que isso gera, sempre me fascinou. Tanto que, antes de completar o ensino médio, me formei pela BM & FBOVESPA no mercado de capitais”, conta.

    Atualmente morando em São Paulo, ambos fundaram em plena pandemia uma plataforma de negócios para criadores de conteúdo digitais, a Curta Hub. “Petrópolis hoje é um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, com diversas empresas se instalando. Nada mais justo do que levarmos um pouco deste lado tão forte de nossa cidade para fora do estado, chegando ao âmbito nacional e agora, também, internacional por meio da Curta”, explica Pedro. 

    Foto: Leonardo Cardoso

    E por falar em sua cidade natal, Pedro revela seu carinho. “Tenho profundo carinho pela cidade. Sempre que quero me sentir em casa, reabastecer minhas energias, volto para lá. Vou à cidade frequentemente”, conta.

    Os jovens petropolitanos explicam que atualmente a Curta é o maior hub de influenciadores da América Latina, atuando em segmentos de entretenimento e games, como Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Problems e Lucas Clash On. “Juntos, eles recebem cerca de 80 milhões de acessos por dia e 2 milhões de novos seguidores por semana. O hub já realizou mais de 1 mil campanhas publicitárias para 200 marcas, entre elas: Ubisoft, Epic Games, Samsung, Google, Scopely, Logitech, Activision, L’Oréal Paris e O Boticário”, destacam.

    Segundo Vitor Rabelo, a empresa registrou um faturamento de R$ 18 milhões em 2023, e a perspectiva para este ano é encerrar com R$ 30 milhões. Atualmente, a empresa conta com 45 influenciadores em sua base de clientes, com planos de ampliar para 70 até o final do ano. Vitor destaca a dificuldade enfrentada ao longo dos anos na precificação do trabalho dos influenciadores

    “Muitos passam grande parte do tempo criando vídeos ou fazendo parcerias com marcas que não atingem seu público em busca de maior monetização. Por ser uma profissão nova, ainda há muita discrepância entre os pequenos e grandes influenciadores”, ressalta Vitor. 

    O que vem por aí

    Neste ano, a Curta Hub tem grandes planos para consolidar seu papel no mercado. O projeto principal é a internacionalização de conteúdo e a exportação de influenciadores, uma iniciativa inovadora que utiliza inteligência artificial para oferecer vídeos com dublagem em inglês e espanhol. “A ideia não é inserir o vídeo dentro do canal do influenciador, mas criar toda a estratégia de divulgação em outros países, para que eles possam monetizar também fora do Brasil”, conta Pedro. 

    Esse enfoque visa não apenas expandir a audiência internacional, mas também proporcionar oportunidades para os influenciadores monetizarem fora do Brasil. “Isso abre novas oportunidades de trabalho e parcerias para esses profissionais, que podem alcançar um público ainda maior e, consequentemente, aumentar, e muito, seus ganhos”, ressalta Vitor.

    Além disso, a agência planeja manter o investimento em licenciamentos de produtos, como mochilas, roupas e cadernos. No ano anterior, a venda de bonecos personalizados de influenciadores se destacou, movimentando mais de 10 milhões de reais no varejo. “Hoje, as crianças e adolescentes têm uma grande admiração pelos influenciadores, que lançam produtos, apresentam shows e fazem eventos, tal como personagens de desenhos, anteriormente. Projetamos uma ‘chuva de meteoros’ para lançar mais influenciadores para o mercado de entretenimento”, explicam os jovens empresários. Com essa abordagem, eles esperam não apenas solidificar sua posição no cenário nacional, mas também expandir significativamente sua presença internacional e diversificar as oportunidades de negócios para seus influenciadores.

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