• Talentos petropolitanos que elevam o nome da cidade no Brasil e no mundo: Malu Borges

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/mar 11:00
    Por Aghata Paredes

    Malu Borges, 26 anos, furou a bolha das redes sociais em 2021, quando um vídeo seu ganhou proporções inimagináveis. Na ocasião, a petropolitana usava uma bolsa atoalhada de uma marca italiana de luxo. Antes disso, a influenciadora já havia conquistado uma audiência relevante com vídeos no estilo “Get Ready With Me”. 

    Com carinho, Malu lembra de algumas experiências vividas em sua cidade natal. Desde os primeiros anos na escola até o início da faculdade, Petrópolis desempenhou um papel fundamental em sua formação e na construção de suas lembranças mais especiais.

    “Eu nasci em Petrópolis, depois fui morar no Rio. Quando fui morar em Petrópolis, tinha uns 6 ou 7 anos, estudava numa escola perto da minha casa que se chamava Recanto. Foi muito legal, lembro de toda a época da escola. Acho que todas as minhas memórias de infância e adolescência são em Petrópolis, então são muitas memórias… Eu comecei a fazer faculdade em Petrópolis, depois transferi minha matrícula para o Rio, mas dos 6 aos 18 passei em Petrópolis. A gente vai à cidade de
    vez em quando, e a Bebel [minha filha] ama. Ela sempre quer ir para a casa da vovó e do vovô”, conta.

    Filha da professora e consultora de Moda, Marcia Borges, a petropolitana conta que o seu principal objetivo sempre foi se divertir. “Eu acho que descobri que queria entrar no mundo da moda justamente na pandemia, onde tudo aconteceu, comecei a dividir mais o meu lado criativo com as pessoas, senti uma resposta interessante e percebi que eu tinha um universo ali para explorar. Quando eu comecei, meu maior objetivo era me divertir. Mesmo quando eu comecei a criar os vídeos, não conseguia idealizar na minha cabeça uma profissão palpável. Então, começou com uma diversão, eu vi que as pessoas gostavam e fui me descobrindo junto.”

    Influenciada pelo trabalho de sua mãe, Malu sempre demonstrou um lado criativo. “Sou geminiana, então acho que sempre tive esse tracinho criativo em relação a tudo, mas nunca pensei no universo da moda como trabalho, sabe? Sempre gostei de ajudar as minhas amigas a escolherem as roupas para ir às festas, sempre gostei e consumi esse universo, mas nunca me vi trabalhando nele. Acho que por ver a minha mãe trabalhando nisso, sendo professora de moda, eu ia absorvendo aquelas informações mesmo sem perceber”, conta.

    Em 2023, a petropolitana levou para casa o prêmio TikTok Awards na Categoria Fashion. Na ocasião, Malu Borges usou um vestido feito por uma estudante de moda da FAAP, de São Paulo, Camila Gramigna. A peça levou meses para ser executada e foi feita a mão.

    “Foi muito especial para mim, principalmente por ser o meu universo. Foi muito doido, porque eu tinha algumas ideias de looks que eu podia vestir, sabia que queria algo especial e algo que fosse de uma marca brasileira. Fui chamada para ser jurada no concurso da FAAP, vi várias roupas incríveis e surreais. Quando o trabalho da Camila entrou, eu pensei: “Preciso vestir isso no TikTok Awards”. Quando acabou o evento, eu mandei mensagem para ela, que logo mergulhou na ideia. Eu experimentei o look no dia do TikTok Awards, rezando para dar certo. Acabou ficando grande em algumas partes, menores em outras, porque a Camila não tinha nem apresentado o TCC dela. Então a gente não podia mexer na peça. Mas, graças a Deus, coube, deu tudo certo e foi maravilhoso. Ganhar uma categoria muito importante para mim, vestindo uma designer brasileira que acabou de se formar…Acho que a versão mais genuína da Malu é essa. Sem me podar, fazendo as coisas do jeito que eu amo, não deixando a opinião das pessoas me podar de algum jeito. Pra mim, o que prevalece é sempre eu amar o que eu estou vestindo e isso eu não quero perder nunca!”, conta. 

    Questionada sobre os maiores desafios em seu trabalho, Malu destaca a pressão de trabalhar com a internet. “Acho que hoje a maior pressão e dificuldade de trabalhar com a internet, do criador de conteúdo, do influencer, da blogueira, é criar conteúdo o tempo inteiro. A gente cria conteúdo o tempo todo e quando a gente não faz isso, acha que deveria estar fazendo. Acho que temos que tomar cuidado com isso. Saber ter a vida online, que é o ‘pedaço’ da vida que a gente compartilha, mas ter a vida offline também, que mostra a nossa essência, o porquê a gente começou. Então hoje o meu maior desafio e a minha maior realização é conseguir separar bem essas coisas – ter minha família, minha vida – e ter o compartilhamento nas redes sociais na medida certa”, conclui. 

    Em 2024, Malu Borges tem como principal foco a concretização de um projeto, em suas palavras, muito especial: a Bebelo’s House, sua casa, que representa um significado profundo e um novo capítulo em sua vida. Animada com essa empreitada, ela almeja transformar esse espaço em um verdadeiro lar, consolidando sonhos e aspirações. Além disso, a influenciadora planeja consolidar parcerias duradouras e significativas no âmbito profissional. “Estou muito animada com isso. Significa muito para mim, para a minha família, essa casa, e acho que quero concretizar mais as coisas. Continuar construindo trabalhos incríveis e importantes com marcas que eu amo e acredito, ter mais contratos longos e menos marcas, escolhendo melhor aqueles com quem eu quero trabalhar e que vão estar ali ao meu lado por muito tempo”, conclui.

    Últimas