• Sustentabilidade: lixo produzido na Oktoberfest será enviado para cooperativa de reciclagem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/06/2022 10:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A quarta edição da Oktoberfest acontece nos dias 16 a 19 e 24 a 26 de junho, e o evento terá uma série de ações voltadas à sustentabilidade. Pegando gancho no dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo, dia 5 de junho, a organização anunciou que todo o lixo produzido na festa será enviado para uma cooperativa de reciclagem. Medidas simples, mas que fazem diferença do ponto de vista da sustentabilidade.

    “Acreditamos que esta deve ser uma preocupação cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. Cuidar do Meio Ambiente é um dever do poder público, mas também de toda a população. Ao colocarmos iniciativas como essas em um evento que vem se consolidando como um dos maiores do calendário turístico de Petrópolis estamos chamando a atenção para um tema importante e podemos servir como exemplo para outras produções que acontecem na cidade”, diz o produtor do evento, Antonio Nassif Jr.

    Todo o lixo será recolhido e enviado para a Cooper Serra, cooperativa que funciona no Atílio Marotti e emprega oito pessoas. De acordo com o responsável pela cooperativa, Anderson Juliano, por mês são recolhidas 15 toneladas de materiais passíveis de reciclagem na cidade.

    Ele explica que após o recolhimento é feita a pesagem deste material e depois a separação. “Após esta etapa alguns materiais são prensados e outros, como tampinhas de refrigerante, são triturados, para posterior transformação”, explica.

    Este é o primeiro evento público em que a Cooperativa fará esse trabalho de separação e reciclagem. “É um trabalho que vai ajudar a cidade na busca por uma cultura de separação do lixo. Nossa pretensão é que a partir de agora estejamos participando de todos os eventos de Petrópolis”, destaca Anderson Juliano.

    Além da reciclagem do lixo, a Oktoberfest não fará uso de copos de plástico e terá também o recolhimento do óleo vegetal tanto dos restaurantes e food trucks do evento como os levados pelos visitantes. Haverá um espaço para que as pessoas possam deixar o óleo usado.

    Últimas