Suspeitos do assassinato de Jailson são presos
A Polícia Civil prendeu na madrugada deste domingo (28) duas pessoas apontadas como autores do assassinato do técnico de enfermagem Jailson Estevam da Silva, de 35 anos, encontrado morto na última quinta-feira (25) na Rua Fagundes Varela, no Duchas. Segundo a polícia, um homem de 22 anos e um adolescente de 17 anos se fizeram passar por garotos de programa para marcar um encontro e roubar a vítima.
De acordo com os depoimentos colhidos pela polícia, os assassinos marcaram um programa sexual com Jailson com o objetivo de roubá-lo. O encontro, em um bar no centro da cidade, foi marcado pelas redes sociais. Jailson se encontrou com os criminosos no início da madrugada do dia 25 de abril e, do bar, os criminosos partiram para o local onde ele foi executado e teve seu veículo e outros pertences roubados.
Segundo investigadores, o homem de 22 anos preso levou para o encontro a faca utilizada para matar Jailson. A arma serviria para constranger e ameaçar a vítima, para roubá-la. O plano, no entanto, deu errado e Jailson acabou golpeado até a morte. Após o crime, o corpo foi jogado para fora do veículo e os criminosos assumiram a direção do carro. Nervosos, eles acabaram se envolvendo em um acidente, mas seguiram caminho, transitando por horas com o veículo Volkswagen Fox de cor prata da vítima, até decidirem levá-lo para o Bingen.
Em diligências contínuas desde a notícia do crime, policiais civis localizaram o veículo da vítima já sem as placas em frente ao clube Centenário. Jogadas às margens do rio ao lado, placas, roupas e lenços umedecidos sujos de sangue eram o sinal de que o veículo havia sido remexido com o objetivo único de tentar apagar vestígios do crime.
No mesmo clube Centenário, policiais civis colheram os principais indícios que levaram à identificação dos criminosos. Invadido há alguns meses, o clube abandonado havia se tornado abrigo para a dupla guardar parte dos bens subtraídos. Moradores vizinhos noticiaram o momento em que o adolescente retirava vestígios do veículo já sem as placas.
Equipes da 105ª Delegacia Policial (DP), no Retiro, através de imagens e informações, coletaram vestígios nos pontos por onde a dupla havia passado. Na madrugada deste domingo, os dois foram localizados no bairro Quitandinha. Em poder dos dois rapazes, foi encontrada a chave do veículo da vítima e outros objetos subtraídos.
Conduzidos para a 105ª DP, eles confessaram o crime. O adolescente já tinha contra si um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude de Petrópolis por envolvimento com o tráfico de drogas. O outro suspeito teve sua prisão temporária decretada e responderá pela prática de latrocínio e corrupção de menores. O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de latrocínio.