• Suplentes foram à justiça pedir que número de vagas na Câmara subisse para 21 cadeiras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/01/2021 02:00

    Suplentes foram à justiça pedir que número de vagas na Câmara subisse para 21 cadeiras

     

    Às vésperas da diplomação dos 15 vereadores eleitos, cinco suplentes foram à justiça pedir que fossem empossados sob a alegação que a cidade deveria ter 21 cadeiras na Câmara. A ação foi pedida por Tiago Leite, Antônio César Santiago, Aline Gonçalves, Pastor Antônio Brito e Bernardo Sabrá. Alegavam que, constitucionalmente, em proporção à população, o número de cadeiras deveria ser maior.  O desembargador Claudio dell’Orto, do Tribunal Regional Eleitoral, não entendeu assim, não. Indeferiu a liminar baseado no que diz a Lei Orgânica Municipal que fixou em 15 o número de assentos.

    Nomes

    Hingo Hammes, presidente da Câmara que assumiu interinamente a prefeitura, já sabia, claro, do resultado antes da votação, afinal, passou os últimos dias costurando os apoios.  Tanto que logo após a posse como prefeito interino já chegou a Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura, anunciando o novo titular da Defesa Civil, Gil Kempers, uma das pastas mais importantes deste momento. Porém, nem tudo são flores. Há nomes ainda não definidos.

    Estratégia

    Gilda, Lessa, Yuri, Eduardo Ferreira e Octávio Sampaio já sabiam que não seriam eleitos presidente da Câmara de Vereadores. Cada um teve apenas um voto, o próprio, e Gilda teve o dela e mais um, assim como Lessa.  Mas, foi uma estratégia para alguns: deste modo não precisaram votar em algum nome e se comprometer ou se absterem mostrando fraqueza de posição.

    Imagem

    Não causou boa impressão a referência tímida nas redes sociais do prefeito Bernardo Rossi à morte do amigo, Paulo Igor.  Mensagem discreta e sem sequer uma foto. Também não houve decreto de luto pela morte de Paulo Igor, o que poderia ter sido, dia 31, o último ato oficial do prefeito. Entendedores dizem que o terceiro turno vem aí.

    Suplente de Paulo Igor, Gil Magno sacou esse terno três números maior para a sessão de posse ontem, na Câmara.

    Mas, gente…

    Final de governo é mesmo uma coisa de doido. As últimas edições do Diário Oficial trouxeram a exoneração da secretária de Serviços Públicos,  Karina Bronzo no dia 29; o secretário de Controle Interno foi afastado nos últimos 10 dias por problemas de saúde; e o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos, foi substituído pelo presidente do IMCE, Rodrigo Bueno. Ou o pessoal tava com medo de assinar alguma papelada ou com medo de não receber os haveres.

    Proibição

    E o PSC de Jamil Sabrá Neto fez anteontem circular uma decisão que impede os “vereadores eleitos” pelo partido a votarem em candidatos à presidência da Câmara que representassem Bernardo Rossi. Ué, gente? Vereadores, no plural?  Mas, só tem Domingos Galante eleito pelo PSC…

    Não colou

    Porém, não pegou bem. Apoiadores e eleitores de Galante foram às redes denunciar que se tratava ali de uma tentativa de obrigar o voto em candidatos de Rubens Bomtempo… Ameaçaram ir até o Ministério Público denunciar.  E na hora de votação, Galante escolheu Hingo Hammes descumprindo a ordem do partido.

    Emocionado

    Olha, o mais emocionado na posse ontem dos vereadores falando sobre Paulo Igor, que faleceu de covid-19 no dia anterior, foi Marcelo Lessa. Ambos do Morin e rivais na política, Lessa e Igor renderam bons embates nas eleições. E Lessa em seu discurso, chorando, falou: “trocaria o fato de ter sido eleito pela vida de Paulo Igor”.

    Lágrimas

    Falando em choro, também foram às lágrimas o vereador Hingo Hammes, reeleito presidente e agora prefeito interino, e Yuri Mora, estreante que conseguiu a vaga de vereador depois de quatro eleições tentando uma vaga de legislador.

    Bolão

    Tá rolando entre os servidores do legislativo o bolão pra saber quanto tempo vai levar pra Octávio Sampaio e Yuri Moura saírem num embate. Partisans apostam em duas semanas.

    Máscaras

    Octávio Sampaio, do PSL, tomou posse sem máscara, o único a fazer essa graça no plenário lotado, ontem.  E tomou pancada nas redes sociais de todos os lados.  Lá pela metade da solenidade, acabou colocando uma máscara… O deputado federal Daniel Silveira, também adentrou o plenário sem proteção.

    Todo mundo comentando nas redes sociais: numa sessão de posse onde foi feito um minuto de silêncio pelo vereador Paulo Igor, morto em função da covid-19 menos de 24 horas antes, porque o eleito Octávio Sampaio, apareceu sem máscara?

    Últimas