• Superlotação no transporte público é problema frequente em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/05/2022 12:24
    Por Helen Salgado

    Os dias não tem sido fáceis para quem precisa utilizar o transporte público diariamente em Petrópolis. Desde o retorno das atividades presenciais no município, a superlotação dos ônibus é relatada por usuários que necessitam do transporte coletivo.

    Entre as diversas queixas, está a das linhas 150 e 160 que liga o Terminal Corrêas e Itaipava a Rodoviária do Bingen. Os ônibus da empresa Cidade Real frequentemente andam superlotados, com passageiros esmagados na porta que, muita das vezes, não conseguem entrar no veículo pela porta da frente, a principal, e precisam se direcionar para a segunda ou terceira porta. Passageiros afirmam que antes da pandemia haviam horários extras nos horários de pico, mas que agora não existem mais. Para piorar, em alguns dos horários, os ônibus não são os alongados, o que torna a viagem ainda mais desconfortável, já que os usuários precisam se apertar para caber em um veículo de médio porte.

    Além dos ônibus da empresa Cidade Real, as linhas do Independência, Duques e Rio de Janeiro da Petro Ita também sofrem com superlotação, sobretudo nos horários da parte da manhã, até às 9h. Esse problema também acontece na parte da tarde, por volta das 14h, e no fim do dia.

    Em resposta à Tribuna, o Setranspetro afirmou que as linhas 150 – Terminal Bingen x Terminal Corrêas e 160 – Terminal Bingen x Terminal Itaipava estão operando com 100% da frota e com veículos alongados, que são os maiores e mais apropriados para o atendimento à demanda da região. A empresa destaca que está analisando a operação das linhas citadas e segue atenta e preparada para qualquer eventual reforço, em caso de necessidade real e técnica.

    Questionamos a CPTrans sobre as ações da companhia em relação ao transporte público, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.

    Últimas