• Superando limites

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/05/2018 09:30

    Hoje, utilizarei esse espaço para dar um depoimento pessoal a respeito da importância da atividade física no combate à obesidade e, por conseguinte, na busca por saúde e qualidade de vida. Como muitos sabem, emagreci 45 kg em aproximadamente 10 meses de reeducação alimentar e regular exercício de atividades físicas. E tudo começou pela necessidade de me adaptar a uma condição temporária, porém séria. Em razão de uma fratura no pé, no final de novembro de 2016, fui submetida a uma cirurgia, para colocação de sete pinos, o que me impediu de sequer de colocar o pé no chão por 30 dias. Voltar a andar então, levou mais tempo ainda. Foram três meses de tratamento. 

    Nesse período, com a mobilidade reduzida, dependendo da cadeira de rodas e, mais ainda, da ajuda das pessoas, resolvi escutar o conselho médico: menos peso, mais rápida recuperação. Assim, dei início a uma nova fase da minha vida onde, metaforicamente, ouso dizer que o sol passou a brilhar constantemente! Desculpe-me o leitor se, falando assim, dou a entender que essa empreitada é fácil. Não é, com toda a certeza. É, na verdade, muito difícil, depende de foco e de constante determinação. Por vezes a vontade de desistir é tão forte que quase nos leva à sucumbência. Mas, não esmoreci pois eu precisava me restabelecer para voltar a trabalhar e cuidar dos meus filhos. 

    A referência que fiz ao brilho do sol, tem a ver com vida, com plenitude, saúde e autoestima. Nem preciso enfatizar que a minha recuperação foi excelente. Antes do tempo previsto pelo médico e fisioterapeuta, eu já havia passado para o andador e daí para as muletas. De volta as atividades cotidianas, dei início as atividades físicas, por tantos anos deixadas de lado por mim. Dia a dia uma nova conquista, uma nova meta atingida. E, assim, com o passar do tempo com respeito às minhas limitações e seguindo rigorosamente uma nova dieta, o excesso de peso foi diminuindo e a compensação por todo o esforço foi se tornando evidente. Amigos, nada como se sentir bem para aumentar a nossa autoestima. 

    Com este depoimento pessoal espero poder contribuir para homens e mulheres que também necessitam virar a página das suas vidas, e reescrever as suas próprias histórias. Esse é um assunto sério que merece atenção pois com as mudanças alimentares dos brasileiros, sentidas nas últimas décadas, mais da metade da nossa população está com sobrepeso e a obesidade já atinge a 20% dos brasileiros, segundo dados de pesquisa da ONU. Isso significa uma população de hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas vasculares, de coluna e até cardiopatas, entre outros males causados pela obesidade e sedentarismo. Necessitando de praticidade no dia a dia, caímos nas armadilhas do fast food , dos alimentos congelados – carregados de sódio; e estamos deixando de lado a prática da boa alimentação, do nosso arroz com feijão que sempre fez parte da mesa do brasileiro e já se provou ser uma combinação equilibrada. Aderir à prática de exercícios físicos e aos movimentos naturais do ser humano, como uma simples caminhada,e alimentação saudável podem ser os elementos necessários para uma mudança que refletirá em mais longevidade e qualidade de vida. Um grande abraço a todos vocês. Foco, força e fé! 

    Últimas