
Subir escada e/ou pedalar é fortalecimento muscular?
A resposta é sim. Um estudo conduzido por Steele J, et al, (2018) comparou um treinamento tradicional (Leg Press) 4 x 12 RM com cada série durando 60 segundos com esforço similar numa bicicleta ergométrica horizontal 4 x 60 segundos em esforço máximo. As medidas incluíram VO2, razão de troca respiratória (RER), lactato sanguíneo, gasto de energia, edema muscular e eletromiografia. O esforço percebido foi semelhante entre as condições e, portanto, ambos foram bem combinados com relação ao esforço. As respostas foram semelhantes.
Estudos anteriores já haviam concluído aumento da força de forma harmônica nos membros inferiores, especialmente nos glúteos e posteriores de coxa, quando se pedala com carga. Já observaram as pernas dos ciclistas de estrada chamados de escaladores? Precisa mais prova do que isso?
Da mesma forma subir escadas é um “baita” exercício de força dos membros inferiores e principalmente cardiovascular. Já experimentou subir 7 andares de escada de uma vez só sem parar? As pernas ficam pesadas e o coração vem na boca.
Um estudo conduzido por (Takai et al. 2008) demonstrou que a ativação dos músculos extensores do joelho foi maior na subida de escadas em comparação à caminhada normal. Parece óbvio para você? Portanto, cuidado com os “achistas” que afirmam que subir escada e pedalar não serve como fortalecimento muscular. Tem gente procurando “pêlo em ovo”. Educação Física é Ciência.
**Literatura Sugerida: Ozaki H, et al. Effects of Progressive Walking and Stair-Climbing Training Program on Muscle Size and Strength of the Lower Body in Untrained Older Adults. J. Sports Sci Med. (2019).