• Suas costas cansam primeiro que as pernas?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/jul 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    O corredor “sentou”. Conheço essa expressão desde os anos 70. É quando o corredor (a) fica cansado por falta de força na parte superior do corpo, principalmente na cintura escapular. A necessidade do fortalecimento do tronco tem a ver com o que a gente chama do “elo mais fraco”. Ou seja, uma corrente forte arrebenta se tiver um elo fraco. Assim é o corredor que só se preocupa com a técnica no seu treino intervalado, fartleck e longão mas, não se preocupa com o fortalecimento do tronco e braços. Se os músculos do tronco e/ou braços se cansam primeiro, o desempenho das pernas também fica prejudicado por conta da mudança na postura e a biomecânica.

    As costas arriam projetando os ombros para frente deixando o corredor cifótico (corcunda). Os músculos da cintura escapular, que são o serrátil anterior, o peitoral menor, o levantador da escápula, o rombóide e o trapézio são responsáveis pela manutenção da postura, da respiração, do sincronismo da rotação do tronco com a articulação do quadril e a movimentação dos braços. Arellano e colaboradores (2012) citam que qualquer alteração na movimentação dos braços resulta em custo maior de energia, encurtamento das passadas e claro, economia da corrida. O exercício mais específico para a cintura escapular é a remada com todas as suas variações. Enfim, repito: a gente corre com o corpo todo.

    Literatura Sugerida: 1) Arellano, Christopher J., and Rodger Kram. “The energetic cost of Maintaining Lateral Balance During Human Running.” Journal of Applied Physiology (2012). 2) Bompa, Tudor O. – Di Pasquale, Mauro – Cornacchia, Lorenzo J. Treinamento de Força Levado a Sério – 3ª Edição – Editora Manole 2015.

    Últimas