• Sport derrota Ceará em casa, embala na Série B e se firma no G-4

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/07/2023 20:10
    Por Estadão

    O Sport levou a melhor no clássico nordestino com o Ceará ao vencer o rival por 2 a 0 neste domingo, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro continua brigando ponto a ponto pela liderança da tabela.

    Com o resultado, o Sport, que chegou ao sétimo jogo sem derrota, alcançou 31 pontos, contra apenas 21 do Ceará, que não vence há quatro jogos e continua longe de brigar pelo acesso à elite do futebol nacional.

    O domínio do Sport no primeiro tempo foi evidente. O time rubro-negro se aproveitou do fator casa para dominar o Ceará e resolver a partida em questões de minutos. Jorginho invadiu a área e acabou derrubado por Bruno Ferreira, pênalti. Aos 29, Ronaldo Henrique foi para a cobrança e estufou as redes.

    Apesar do bom momento do Sport na partida, o Ceará chegou a criar uma chance ou outra de mais perigo. Aos 37 minutos, Erick recebeu dentro da área e pegou de primeira. Sabino afastou o perigo em cima da linha.

    O lance animou ainda mais o Sport, que fez o segundo aos 49 minutos. Luciano Juba foi lançado em profundidade. O atacante tirou do goleiro Bruno Ferreira e ampliou o marcador, deixando o Ceará sem tempo de esboçar uma reação ainda no primeiro tempo.

    O Sport voltou para o segundo tempo atacando o Ceará e teve logo de cara um pênalti marcado a seu favor, marcado por um toque de mão de Erick. Ronaldo Henrique foi para a cobrança, mas jogou para fora. O erro não incomodou o time pernambucano, que continuou atacante. Edinho, inclusive, exigiu boa defesa de Bruno Ferreira.

    Em vantagem, o Sport passou a administrar o resultado e praticamente não foi atacado. O Ceará foi ameaçar aos 36, quando Jean Carlos chutou mascado e facilitou a vida do goleiro Renan.

    Na reta final, o Ceará foi com tudo para o ataque, criou boas oportunidades, mas a bola insistiu em não entrar. Na melhor delas, Nicolas acertou a trave. Com isso, o Sport confirmou mais três importantes pontos na briga pelo acesso.

    O Ceará volta a campo na sexta-feira, às 21h30, diante do Botafogo-SP, na Arena Castelão, em Fortaleza. No domingo, às 18h, o Sport recebe o Mirassol, na Ilha do Retiro, no Recife.

    FICHA TÉCNICA:

    SPORT 2 X 0 CEARÁ

    SPORT – Renan; Ewerthon (Eduardo), Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Fábio Matheus, Jorginho (Gabriel Santos) e Luciano Juba; Edinho (Juan Xavier) e Fabrício Daniel (Felipinho). Técnico: Enderson Moreira.

    CEARÁ – Bruno Ferreira; Michel. (Warley), Tiago, Léo Santos (David Ricardo) e Willian Formiga; Caíque (Richardson), Zé Ricardo e Jean Carlos; Erick, Janderson (Erick Pulga) e Vitor Gabriel (Nicolas). Técnico: Guto Ferreira.

    GOLS – Ronaldo Henrique (pênalti), aos 29, e Luciano Juba, aos 49 minutos do primeiro tempo.

    CARTÕES AMARELOS – Fábio Matheus e Ronaldo Henrique (Sport); Bruno Ferreira e Léo Santos (Ceará).

    ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).

    RENDA – R$ 302.405,00.

    PÚBLICO – 17.713 torcedores.

    LOCAL – Ilha do Retiro, no Recife (PE).

    Últimas