• SP registra forte chuva e tem alerta para alagamentos; veja previsão para os próximos dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/jan 17:16
    Por Redação, O Estado de S. Paulo / Estadão

    Após um final de semana de sol, a cidade de São Paulo apresentou chuva forte com rajadas de vento na tarde desta segunda-feira, 8. Nas redes sociais, moradores da capital paulista relataram a ocorrência de granizo em algumas regiões.

    Às 15h25, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE) colocou toda a cidade em estado de emergência para alagamentos. A previsão do órgão é que esta semana seja “atípica”, com calor forte combinado com a umidade.

    Conforme balanço divulgado pelo CGE por volta de 15h30, imagens do radar meteorológico indicavam fortes chuvas principalmente na zona leste. Nas zonas sul e sudeste, a chuva é moderada, enquanto no centro oscila entre leve e moderada, segundo o órgão.

    “Essas instabilidades têm lento deslocamento e potencial para alagamentos e rajadas de vento. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando com até forte intensidade na cidade”, afirmou o centro, em nota publicada no site oficial.

    A Defesa Civil informou que, que de acordo com informações do CGE, foram registrados cerca de 180 chamados de queda de árvores até o momento. Houve ainda identificação de pontos de alagamento nas seguintes regiões:

    – Praça 14 Bis (intransitável), centro;

    – Itaquera (intransitável), zona leste;

    – São Miguel Paulista (intransitável), zona leste;

    – Santo Amaro, zona sul;

    – Vila Mariana, zona sul.

    Nas redes sociais, moradores da capital paulista relatam precipitações intensas em diferentes regiões, com ocorrência de granizo e até de pontos de alagamento. “Parece que o mundo vai acabar”, escreveu um usuário do X, antigo Twitter, sobre o temporal que atinge a cidade.

    Como se proteger das fortes chuvas?

    Por conta das fortes chuvas, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas listou algumas medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos. Confira abaixo:

    – Evite transitar em ruas alagadas;

    – Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

    – Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

    – Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

    – Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

    – Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

    – De acordo com o CGE, na terça-feira, 9, as condições do tempo não devem mudar. A madrugada deve ter termômetros na faixa dos 21°C e predomínio de sol no decorrer do dia. “A máxima atinge os 33°C nas horas de maior aquecimento, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 31%.”

    No período da tarde, a previsão é que o calor e a infiltração da brisa marítima gerem núcleos de chuva rápida e isolada não só na capital como em outras cidades da Grande São Paulo. A probabilidade de chuva no período da noite é considerada baixa.

    Esse padrão atmosférico se mantém no decorrer da quarta-feira, 10, com predomínio de sol entre poucas nuvens desde o amanhecer e pancadas de chuva isolada no período da tarde. A temperatura mínima deve ser de 21°C e a máxima mais uma vez pode chegar aos 34°C. As taxas de umidade do ar devem oscilar entre 33% e 90%.

    Últimas