• SP anuncia medidas para combate a crimes cometidos por falsos entregadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2022 10:24
    Por Pedro Venceslau e Marco Antônio Carvalho / Estadão

    O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (4), que pretende quase dobrar o efetivo policial que atua diariamente na cidade de São Paulo numa tentativa de frear a onda de furtos e roubos que tem assustado os moradores nas últimas semanas. A quantidade de agentes em operação deve passar dos atuais 5 mil para 9.740, reforço que vai contar também com a participação da Prefeitura da capital paulista. A iniciativa está sendo chamada de Operação Sufoco.

    As medidas estão sendo anunciadas nesta manhã pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB). “Quem levantar arma contra a polícia vai levar bala”, disse Garcia. O reforço adicional de 4.740 policiais na atividade diária ocorrerá por meio da Operação Delegada (bico oficial dos policiais pago pela Prefeitura, que vai acrescentar 1.240 agentes) e por meio da jornada extra de trabalho a ser paga pelo próprio governo estadual (com 3.500 policias extras).

    O governo estima que 1.500 viaturas circulem por dia na cidade, com apoio de seis helicópteros e drones que vão sobrevoar as marginais e corredores viários. O pacote é uma tentativa de Garcia de dar resposta aos casos recorrentes de roubos violentos na capital – o governador vai disputar a reeleição para retornar ao cargo em outubro. No mês passado, o caso de um jovem estudante morto em um latrocínio no Jabaquara (zona sul) cometido por um falso entregador chamou atenção para a gravidade do problema.

    Segundo o governo, um acordo foi firmado com empresas de entrega por aplicativo para compartilhamento de bancos de dados e informações sob coordenação da área de inteligência das polícias. “A troca da base de dados será incorporada para facilitar a identificação de criminosos que tentam se passar por entregadores. Também foi definida a continuação das abordagens e das ações educativas”, informou o governo.

    Do lado da Prefeitura, a Guarda Municipal deverá contar com até 750 novos agentes por dia nas ruas. O efetivo diário da Guarda da capital é estimado em 1.824 agentes. Por meio das diárias especiais de atividade complementar, 750 novos guardas deverão incorporar a rotina de segurança.

    Últimas