• SOS SERRA oferece novas turmas de curso sobre como atuar em momentos de emergência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/11/2023 09:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com a chegada do verão, a preocupação dos moradores de Petrópolis com as fortes chuvas, e o risco de enchentes e deslizamentos de terra aumentam. Pensando em prepará-los para enfrentar possíveis emergências, a associação SOS SERRA está oferecendo novas turmas do curso “Agente Capaz”.

    Cerca de 550 pessoas já fizeram o treinamento de prevenção e resgate e, até dezembro, serão mais quatro turmas, cada uma para cerca de 30 alunos.

    O próximo treinamento vai acontecer no galpão da SOS SERRA, no Quitandinha, nos dias 23 e 24 de novembro (quinta e sexta) e as inscrições já estão abertas. Em dezembro, os dias de curso serão nos dias 7 e 8 (também quinta e sexta). Cada aluno participa em um só dia.

    Os interessados devem entrar em contato com a SOS SERRA pelo telefone (24) 99303-8885. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e são sujeitas ao número de vagas oferecido.

    A capacitação gratuita dura um dia (oito horas) e é realizada pela Humus Brasil, contratada pela SOS SERRA. A Humus é uma organização não governamental que atua com resposta emergencial a desastres naturais, como os que já aconteceram em Petrópolis, no litoral de São Paulo e na Turquia.

    “É muito importante capacitar agentes locais, pois eles são os primeiros a chegar em uma ocorrência, além de prestar apoio em situações de emergência às instituições competentes e aos profissionais especializados”, diz Léo Farah, cofundador da Humus, capitão licenciado do Corpo de Bombeiros Militares MG, com experiência internacional no comando de operações de busca e salvamento.

    Treinamento da Humus + SOS SERRA

    O treinamento da Humus em parceria com a SOS SERRA tem como objetivo preparar a população para entender o Conceito de desastres e mudanças climáticas; como ocorrem as Enchentes, inundações e deslizamentos; a Segurança do local; como construir um pluviômetro caseiro para monitoramento das chuvas; tratamentos básicos de primeiros socorros; como sair de veículos em enchentes; como utilizar saco de arremesso para o resgate em enchentes e a retirada de vítimas de escombros: a retirada em locais de risco deve ser feita pela Defesa Civil e Bombeiros.

    A associação ressalta que o treinamento não substitui a atuação competente das instituições responsáveis, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

    Últimas