• Somente 67 adolescentes de 16 anos votaram nas últimas eleições em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/04/2022 09:06
    Por Helen Salgado

    O ano de 2022 é de Eleições Gerais. No dia 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para exercer a cidadania e decidir os rumos do país, nas eleições presenciais. Em Petrópolis, 67 adolescentes de 16 anos votaram nas eleições de 2020, isso representa 0,03% do eleitorado petropolitano. O número de pessoas com 17 anos que possuem o título de eleitor em mãos é de 469. Além desses, 1.431 jovens de 18 votaram nas últimas eleições. O total de eleitores em Petrópolis é de 240 mil.

    No contexto dos jovens que solicitaram a emissão do título está a estudante Gabriela Floriano que emitiu o seu documento assim que completou 18 anos. “Eu acho que esse é um direito que a gente tem que defender muito. Antigamente a gente não tinha o direito ao voto, de escolher os nossos governantes e acho que esse foi um direito que a gente conquistou e que devemos zelar por ele. Se a gente quer exigir alguma coisa dos governantes, alguma coisa do país, a gente precisa fazer parte da escolha de quem vai estar lá na frente”, diz.

    No quadro geral, mais jovens têm buscado tirar o título de eleitor

    Embora o número de jovens aptos a votar em Petrópolis não seja alto, em uma perspectiva geral, o jovem brasileiro está cada dia mais bem informado e ciente da importância do voto para o futuro do país. Resultado disso foram os 854.685 jovens de 15 a 18 anos que solicitaram a emissão do título de eleitor. Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020, em todo o país, e sinaliza uma quebra na tendência de queda dos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década.

    O aumento no número de adolescentes que procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título é resultado da campanha da Semana do Jovem Eleitor de 2022 que contou com o apoio de diversos artistas, influenciadores digitais, instituições públicas e privadas e da mídia.

    Prazo para solicitar a emissão do título de eleitor

    O prazo para o alistamento se encerra no dia 4 de maio. É possível fazer tudo de casa. Gabriela contou que fez a solicitação do seu documento pelo computador, de forma fácil, sem filas e burocracia.
    Se você deseja votar ainda esse ano, basta emitir o seu título de eleitor através do site do TRE: https://www.tre-rj.jus.br/eleitor/atendimento-on-line/requerimento-titulo-net.

    Passo a passo de como tirar o título de eleitor pela Internet

    1. Entre no site: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento
    2. Selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
    3. Envie todos os documentos necessários, como os de identificação, fotos e comprovante de residência. Além disso, os homens com idade de 18 a 45 anos devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.
    4. Após fazer a solicitação, basta acompanhar o processo através do site na guia “Acompanhar requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
    5. Com as informações processadas, se não houver alguma pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

    Últimas