• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/abr 04:18

    E acabou não havendo a anunciada reunião entre Bomtempo e o ministro dos Transportes, Renan Filho, prevista para terça-feira, em Brasília, para resolver a BR-040, trecho do Rio a Juiz de Fora, incluindo a nova pista de subida da serra.  O prefeito nem saiu da cidade.  A agenda providenciada pelo deputado federal Lindberg Faria acabou sendo conduzida com o ministro pelo próprio parlamentar.  

    Mais do mesmo

    E as notícias são exatamente as mesmas: Renan Filho falou que depois de ter licitado o trecho de Juiz de Fora a Belo Horizonte, “nos próximos 100 dias vamos licitar de Belo Horizonte à Cristalina. Neste período também teremos a solução para o trecho entre Rio e Juiz de Fora. Ou vamos otimizar o contrato (neste caso a expressão correta é prorrogar o contrato com a Concer) ou vamos fazer uma licitação. É uma das obras mais importantes do país”, disse ele.  E a gente discorda do ministro. Se fosse, já estava pronta.

    Ligação Bingen-Quitandinha

    Sobre a ligação Bingen-Quitandinha, o ministro  Renan Filho disse que vai buscar uma saída emergencial e que já falou sobre o assunto com o governador Cláudio Castro e sugeriu (mais) uma reunião específica sobre o assunto. Ou seja: as tratativas vão recomeçar.

    Anota, aí

    Alguém avisa ao ministro que a nova pista de subida da serra não está abandonada desde 2017, não.  A nova pista deveria ter sido iniciada em 1998 e terminada em 2006. Ela começou em 2013 e foi abandonada em 2016.

    Baixa adesão

    Sem ter ido à Brasília, Bomtempo nem  pode mostrar ao ministro o abaixo-assinado exigindo a retomada das obras da serra. Ele passou os últimos dias recolhendo nomes para o protesto – a única ação contundente  a respeito do assunto que já tomou – como forma de pressionar o governo federal. Por enquanto, conseguiu 6 mil assinaturas, que é 2% da população da cidade.  Se conseguir mais, já dá para mostrar abaixo-assinado ao ministro…

    O campus universitário da Unifase/FMP recebeu 50 alunos do Colégio Anglicano de Araras. A visita guiada é uma atividade do curso de Psicologia, por meio do Projeto de Extensão Campus Parque. Os jovens ainda puderam prestigiar a exposição “Triste, Loucas e Más”, que está em cartaz no centro cultural da unidade. A mostra promove o diálogo entre a arte, ciência e questões de gênero.

    Números

    A importância de a prefeitura  chegar a um acordo com o Santa Teresa – quer reclama por receber mais recursos e manter atendimentos pelo SUS – pode ser medida pela quantidade de acidentados que requerem atendimento em ortopedia que dão entrada lá. Nos três primeiros meses do ano foram 446 pessoas. Com planos de saúde eram apenas 65. Os 381 demais foram atendidos pelo SUS.

    E nada andou

    Já tem um ano que foram trocados os tapumes da fachada da antiga agência do Banco do Brasil, fechada desde 2012.  Comprado em 2018 em um leilão, o prédio segue fechado desde então. A prefeitura chegou a notificar os proprietários que alegam que exigências do Iphan, considerando o tombamento do imóvel, atrasam as obras. Haveria modificações no projeto, mas nada foi mexido ali e mais um ano que se passou. O prédio foi construído em 1926, em estilo eclético, pelo engenheiro civil J. Glasl. De 1928 a 1931 foi sede do Banco de Petrópolis e, de 1932 a 2012, sede do Banco do Brasil.

    Camila Filardi Leal, representante local da ONG Fashion Revolution, expoente da moda consciente na cidade, comanda neste sábado, a partir das  10h, na Praça da Liberdade, o primeiro “Dia das Manualidades” destacando a importância do fazer manual, um trabalho desvalorizado cultural e economicamente. O evento faz parte da Semana Fashion Revolution que segue até o dia 26 e tem programação no perfil @modaconscientepetropolis.

    Contagem

    E Petrópolis está há 345 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Feriadão

    Prefeito Bomtempo decretou ponto facultativo na segunda-feira emendando o final de semana com o 23 de abril, feriado estadual, Dia de São Jorge. Seguiu o governador Cláudio Castro que decretou o mesmo nas repartições estaduais.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas