• Solstício do Som tem edição de junho confirmada na Praça da Liberdade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2022 17:20
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Praça da Liberdade será palco da 24ª edição do festival Solstício do Som. Reunindo música, arte, dança e literatura, o evento reúne bandas e músicos entre os dias 17 e 21 de junho. O festival é patrocinado pela Prefeitura e, de acordo com a organização, já tem liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do IMC (Instituto Municipal de Cultura).

    A primeira edição do Solstício ocorreu em 2010, já com a ideia de reunir artistas locais em espaços públicos da cidade. Além da Praça da Liberdade, ao longo desses 12 anos de história, o evento já ocupou as praças da Inconfidência (Rosário), Visconde de Mauá (da Águia), Princesa Isabel (Catedral) e D. Pedro II. O Solstício também já teve edições na Casa Visconde de Mauá (perto do Palácio de Cristal).

    “É preciso enaltecer o importante trabalho realizado pela administração Rubens Bomtempo, em especial à Silvia Guédon (Turispetro) e Diana Iliescu (IMC), na viabilização do retorno da atividade cultural ao espaço público. Realizar os eventos ocupando de forma responsável e em harmonia com a vizinhança, oferecendo-o à atividade artística, é trabalhar a autoestima dos cidadãos e incentivá-los a expressar seus sentimentos através das artes. O Solstício do Som se propõe a entregar lazer, saúde pública e acesso universal à cultura aos petropolitanos, moradores e visitantes”, diz João Verleun, idealizador do evento.

    Durante a pandemia, o evento ocorreu on-line, no Santa Cecília, na Piccola Arena e na edição de verão, em dezembro, com acesso controlado de público, no Centro de Cultura. A 24ª edição vai marcar também o retorno do festival com a presença de público.

    Além das atrações musicais, o Solstício apresenta a Galeria Michael Lennertz, em parceria com a curadora Isabela Bentes; atrações cênicas (dança / teatro), organizadas pela bailarina Daniela Aubaut e literárias (sarau / livros) propostas pela jornalista Aline Rickly e a produtora Catarina Maul.

    Últimas