• Solenidade no 15º GBM homenageia a memória dos bombeiros mortos em serviço durante a tragédia de 2011

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/01/2021 09:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    À meia-noite desta segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2021, um toque de silêncio – melodia utilizada para homenagear militares que morreram em serviço – foi executado de forma simultânea em todas as unidades do Corpo de Bombeiros em memória aos militares vítimas do maior desastre natural do Brasil. No 15º Grupamento Bombeiro Militar, na Av. Barão do Rio Branco, o governador em exercício Cláudio Castro participou da solenidade e falou sobre a importância desses bombeiros.

    “Estamos aqui para lembrar dos atos desses heróis que perderam suas vidas cumprindo a missão de salvar a de outras pessoas. Além disso, estamos aqui assumindo compromissos de prevenção, de trabalho transparente para que tragédias e consequências como essas não ocorram mais. Nossa missão é ouvir e atender à população”, afirmou o governador.

    Ao todo, cinco bombeiros que morreram no desastre foram homenageados: o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição, os cabos Victor Lembo Spinelli e Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas, que prestavam socorro às vítimas e não resistiram aos ferimentos. Outros dois profissionais eram moradores de Teresópolis, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, e estavam em casa quando as residências foram atingidas. São eles os bombeiros Isaac Bravo (lotado no próprio quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé).

    Além dos militares, durante o evento dessa madrugada de segunda para terça, 26 pessoas, órgãos e instituições também foram condecorados com a Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil por terem tido extrema relevância durante a tragédia. Entre eles, o coronel Ramon Camilo, comandante do CBAII- Serrana, coronel Alfredo Emílio de Souza Vianna, que comandava o 15º GBM, na época do desastre, Cristina Rosário de Oliveira, coordenadora do Nudec Cuiabá e Adjacentes, Fábio Hoelz, coordenador da rede de Operações de Emergência de Radioamadores (ROER), Ricardo Correa, agente da Defesa Civil de Petrópolis e Cláudia Renata Ramos, presidente da Comissão das Vítimas da Tragédia da Região Serrana.

    Foto: Janaína do Carmo


    Ao todo, 82 condecorações foram entregues nos três quartéis – Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, desde o último domingo (10), quando teve início o ‘Governo Presente’ na Serra.
    Na solenidade também estiveram presentes o prefeito interino Hingo Hammes, acompanhado do secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, e a secretaria do SSOP, Karina Bronzo. E autoridades das forças de segurança local da Polícia Militar, Polícia Civil e Exército.

    Agendas em Petrópolis
    Nesta terça (12), terceiro e último dia do Governo Presente na Serra, o governador cumprirá agendas em Petrópolis e Areal, onde anunciará licitação para obras do conjunto habitacional Granja Disco, beneficiando 143 famílias. Além disso, na Cidade Imperial, o governador participa de entrega de cheques simbólicos do programa Agrofundo e inaugura a segunda Casa do Trabalhador na região, entre outros compromissos.

    Últimas