• Solenidade marca aniversário do Exército

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2016 11:05

    Com solenidade realizada ontem, o Batalhão Dom Pedro II comemorou o 368º aniversário do Exército Brasileiro. A data remonta à 1ª Batalha de Guararapes, em 1648, quando forças brasileiras lutaram contra os invasores holandeses, onde hoje existe o município de Jaboatão, em Pernambuco. Nesta batalha se iniciou a organização do Exército.

    A formatura do Batalhão foi comandada pelo tenente-coronel Jonas de Oliveira Santos Filho, que estava acompanhado do brigadeiro do ar Marco Antônio Kling. A solenidade contou com a participação de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que receberam homenagens especiais. 

    Em seguida à formatura e ao canto do Hino do Exército, o comandante do Batalhão realizou a entrega do diploma de Colaborador Emérito do Exército, à deputada federal Cristiane Brasil Francisco, que foi representada pelo vereador Roni Medeiros. O diploma de Colaborador Exército tem por finalidade destacar as personalidades e instituições civis, militares da reserva, reformados e integrantes das forças auxilares que possuam elevado conceito na classe e na comunidade à qual pertençam e que tenham praticado ação destacada ou serviço relevantes ao Exército.

    Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a integrantes do Batalhão. O subtenente Carlos Henrique recebeu a Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Ouro; o Sargento Danilo foi homenageado com a Medalha Militar com Passador de Prata. O segundo-sargento Joedes foi agraciado com a Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Bronze; o segundo-sargento Gutierrez, com a Medalha Militar com Passador de Bronze; e o terceiro-sargento Toledo, com a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze.

    Últimas