Sociedade Coral Concórdia e Clube 29 de Junho fecham parceria
Parceria promete bons frutos à cidade de Petrópolis
Quem passa pela Rua Treze de Maio avista a fachada de uma das instituições mais tradicionais em Petrópolis, a Sociedade Coral Concórdia. Fundada no dia 17 de agosto de 1863, pelos irmãos Gotlieb Stroele e Friederich Stroele, o espaço mantém, até hoje, sua tradição no jogo de bolão. Além disso, a Sociedade foi pioneira em diversas festas na cidade, uma delas foi a Festa do Chopp – sucesso na década de 60.
A partir de agora, o local também será a sede do Clube 29 de Junho. Claudio Domingos, presidente do Coral Concórdia, conta como surgiu a ideia. “Depois da pandemia, os grupos folclóricos ficaram sem uma sede para ensaiar as danças e apresentações tradicionais na cidade. Há algumas semanas fizemos uma reunião com o Clube no intuito de ajudá-los neste quesito. Além disso, com esta parceria, pretendemos movimentar mais as atividades aqui no Coral.”
A gestão atual do Clube 29 de Junho, que tem Juliana Hannickel como presidente, defende uma maior integração entre os grupos ligados à cultura germânica na cidade, acreditando na força da união, com o objetivo maior de preservação das tradições e história dos antepassados.
O contrato entre a Sociedade Coral Concórdia e os membros do Clube 29 de Junho, que agora passam a ser sócios do espaço, foi fechado por um ano para realização de reuniões e ensaios da Associação dos grupos folclóricos da cidade.