• Sociedade Artística Villa-Lobos recebe Trio Gaia no Museu Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2019 16:00

    A Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no próximo sábado (29), às 16h, no Museu Imperial, o Trio Gaia. As renomadas instrumentistas brasileiras da nova geração Sofia Ceccato (flauta), Janaína Salles (violoncelo) e Erika Ribeiro (piano) celebram a música romântica e impressionista, em solos, duos e trios.

    Sofia Ceccato é flautista de “domínio do instrumento e desenvoltura cênica”, como diz o site especializado em música clássica “movimento.com”. É solista, camerista e também instrumentista de orquestras, além de atuar como produtora e apresentadora. Sofia fez sua estreia internacional no Teatro Solis, interpretando a obra Masia Muju de Beatriz Lockhart, com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Recentemente, estreou a obra no Brasil, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio, na Sala Cecília Meireles. 

    Com o Trio Capitu, lança campanha de financiamento coletivo para a gravação do segundo álbum, e estreia o novo espetáculo ComPassos, do qual é produtora e idealizadora. Com o pianista Edilson Leal, realiza recitais em várias cidades do Brasil. É integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

    Conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Sua musicalidade singular e grande versatilidade combinam em sua carreira trabalhos como solista, recitalista e camerista. Vencedora de 10 concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire, Erika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país, como na Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo, entre outras.

    Janaína Salles é mestre em Violoncelo pela Hochschule Musik Luzern, na Suíça, classe de Marek Jerie (Guarnieri Trio Prague), e bacharel no instrumento pelo Conservatoire Supérieur Tibor Varga, classe de Márcio Carneiro, na Suíça, obtendo a menção “avec distinction du jury”. 

    A programação da Sociedade Artística Villa-Lobos continua no dia 13 de julho com Kátia Ballousier ao piano e Olivier Yatugafu ao violino. O mês de agosto traz “O Virtuosismo Eslavo”, com João Elias ao piano. Em setembro a programação se encerra com o “Festival Mozart”, apresentado, pela Orquestra de Câmara de Barra Mansa, sob regência de Daniel Guedes.

    Leia também: Colonização Germânica é tema do projeto “Fale-me de Petrópolis” na Biblioteca do Museu Imperial

    Últimas