• Soberano Itaipava: mais do que uma casa de espetáculos, um movimento de reconstrução a partir da arte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Ainda este ano, a casa receberá grandes nomes da cena cultural nacional e estrangeira

    Itaipava sempre mostrou um enorme potencial para abraçar nomes memoráveis da arte, da poesia falada (teatro) e cantada (música), mas até há bem pouco tempo ninguém imaginava algo à altura do Soberano Itaipava. A casa de espetáculos representa mais do que um local para reunir artistas e apaixonados pela cultura – não apenas brasileira, mas mundial. É uma extensão do que os nossos corações estavam (e continuam) ávidos por (re)conhecer e experimentar, um verdadeiro movimento de reconstrução a partir da arte.

    Foto: Marco Oddone

    A casa surgiu em resposta à imensa lacuna de espetáculos de alto nível em toda a Região Serrana do Rio de Janeiro. “Resolvemos, então, apostar e investir numa casa altamente equipada para receber esses artistas.”, conta um dos idealizadores. O público que visitar o espaço não terá apenas, se é que podemos usar esta palavra, a oportunidade de assistir a deliciosos espetáculos, mas também de apreciar excelentes opções gastronômicas, com opções veganas, sem lactose e sem glúten, drinks sofisticados, vinhos para paladares exigentes e charutos. Para evitar qualquer vestígio de fumaça ou alimentos que exalem odores inapropriados no interior da casa, todos os serviços de bar, vinhos e cozinha são suspensos durante os espetáculos.

    Fotos: Marco Oddone

    Um show no quesito experiência

    Quem teve o privilégio de prestigiar a semana de estreia da casa de espetáculos foi surpreendido em todos os sentidos. O belíssimo espaço arquitetônico, avistado de fora, abriga um ambiente aconchegante, intimista e charmoso, uma mistura de clube de jazz e teatro. Protagonista, o som é incrível em qualquer parte. A iluminação, impecável. Os lugares, que são bem próximos ao palco, tornam a noite ainda mais especial. Olhos atentos às escolhas decorativas, lembranças de nomes inesquecíveis da música e do teatro surgem à mente. Os quadros em preto e branco e os instrumentos musicais, expostos criativamente nas paredes, conferem à casa um ar nostálgico. Uma coisa é certa, o Soberano dá um show no quesito experiência.

    Foto: Marco Oddone

    Coube à Adriana Calcanhotto a grande estreia. Antes de se apresentar, a artista deixou clara a sua admiração pela casa. “Tenho que dizer que, mesmo tendo sido chamada por ordem alfabética, me sinto realmente honrada de estar aqui.”, disse em tom bem-humorado. Com um repertório encantador, no fim do show, a porto-alegrense foi convocada pelo público a voltar ao palco para um bis. A música, escolhida por um grito da plateia, foi “Cariocas” do álbum A Fábrica do Poema (1994).

    O que vem por aí

    Com a agenda de shows praticamente fechada para 2022, a expectativa do público é grande em relação aos artistas convidados pelo Soberano Itaipava. Ainda este ano, a casa receberá grandes nomes da cena cultural, como a dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, a atriz Clarice Niskier, cantores como Ivan Lins, Lenine e Zélia Duncan e atrações internacionais, como o saxofonista francês Idriss Boudrioua.

    Onde fica o Soberano

    Foto: Marco Oddone

    O Soberano fica no Shopping Estação Itaipava – Estrada União e Indústria, 11.000, loja 104 – Itaipava. O shopping conta com uma extensa e confortável área de 160 vagas demarcadas para automóveis, com seguranças altamente treinados.

    Para viver essa experiência

    Os ingressos, que estão disponíveis para plateia e mezanino, estão à venda pela plataforma Sympla. Você pode acessar o link de compra de seus espetáculos no site do Soberano ou diretamente pelo aplicativo ou site da Sympla.

    Foto: Marco Oddone

    Vale lembrar que o Soberano Itaipava oferece a possibilidade de compra de tarifa promocional, válida para apresentações às quintas-feiras.

    Recomendações da casa

    Os lugares não são marcados, e a ocupação das mesas é por ordem de chegada. O salão abre às 19h. O Soberano Itaipava recomenda aos clientes que cheguem cedo e aproveitem para degustar as opções de alta gastronomia e bebidas – em especial, a carta de vinhos – enquanto aguardam o início do espetáculo.

    Para mais informações: https://soberanoitaipava.com.br/

    Instagram: https://www.instagram.com/soberanoitaipava/

    Facebook: https://www.facebook.com/soberanoitaipava/

    Últimas