• Sobe para 84 o número de mortes em Pernambuco; 56 pessoas estão desaparecidas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/05/2022 12:34
    Por Agência Brasil/Redação Tribuna de Petrópolis

    O número de mortes pelas fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco chegou a 84, informou o governo do estado, na noite deste domingo (29).

    Nove municípios já decretaram situação de emergência. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer.

    Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, também confirmou que foram registrados 56 casos de desaparecidos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. 

    Ferreira disse que entrou em contato com as autoridades da prefeitura de Recife e do estado para colocar as equipes do governo federal à disposição para ajudar no trabalho de resgate. 

    “Uma equipe da Defesa Civil Nacional vai permanecer aqui enquanto a situação assim demandar para auxiliar as autoridades locais nos próximos passos”, informou. 

    Além de Daniel Ferreira, também fazem parte da comitiva os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Cidadania, Ronaldo Bento, e do Turismo, Carlos Brito. 

    De acordo com a prefeitura do Recife, o alerta de fortes chuvas neste final de semana continua. A Defesa Civil estadual orienta que moradores de áreas de risco deixem morros e encostas e busquem abrigos seguros.

    Mais de 32 mil famílias moram em áreas de risco só no Recife e foram orientadas a procurarem um local seguro. A Secretaria de Educação do Recife ofereceu 14 escolas e creches da rede municipal para acolher famílias desabrigadas.

    Segundo a Defesa Civil de Recife, o volume de chuvas registrado na madrugada de sábado equivale a 70% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,9 mm.

    O governador Paulo Câmara (PSB) sobrevoou ontem a região atingida e anunciou que vai pedir o apoio das Forças Armadas e antecipar a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros para reforçar o socorro às vítimas das chuvas.

    Últimas