• Sobe para 66 casos confirmados de coronavírus no Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2020 17:45

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou no fim da tarde desta quinta-feira (19/3) que registrou 66 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

    Os casos estão distribuídos no Rio de Janeiro (56), Niterói (7), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1).

    Leia também:  Estado do Rio registra em Miguel Pereira primeira morte por coronavírus

    A SES confirmou os dois primeiros óbitos por coronavírus no estado. As vítimas são uma mulher de 63 anos, em Miguel Pereira, e um homem de 69 anos, em Niterói. Os dois eram diabéticos e hipertensos e apresentaram sintomas após contato com outros casos confirmados vindos do exterior. Idosos e portadores de doenças crônicas compõem o grupo de risco para Covid-19.

     

    Plano de contingência

    No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

    O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

    O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

    Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

     

    Medidas de prevenção

    – Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

    – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

    – Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

    – Utilizar álcool em gel nas mãos

     

    Voluntariado

    Profissionais de saúde, estudantes ou formados, que desejam ser voluntários no enfrentamento do coronavírus podem se cadastrar no site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.

    Últimas