• Sobe para 54 o número de ocorrências registradas em Petrópolis, após a forte chuva deste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2023 18:10
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    *Atualização às 18h

    A Defesa Civil do município contabilizou 54 registros de ocorrências até às 18h deste domingo (19/11) por conta das chuvas da noite do último sábado (18). Todas as ocorrências registradas foram sem gravidade e não houve vítimas.

    A Secretaria informa que no início da manhã de hoje (19) foi aberto o Gabinete de Crise para o gerenciamento e o rápido atendimento aos registros de ocorrências, e que todo o trabalho foi uma ação integrada entre as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Enel, Comdep e Secretaria de Serviço, Segurança e Ordem Pública, que atuaram em ação conjunta para o restabelecimento dos serviços essenciais.

    Confira o balanço atualizado dos registros de ocorrências em função das chuvas em Petrópolis:

    19 registros de ocorrências de destelhamento – Bairros: Itaipava, Quitandinha, Centro, Castelânea, Mosela, Coronel Veiga, Siméria, Bonsucesso, Caxambu, Floresta e Alto da Serra
    01 registro de ocorrência de deslizamento atingindo a via – Bairro: Centro
    01 registro de ocorrência de deslizamento com risco de atingir o imóvel – Bairro: Quitandinha
    01 registro de ocorrência de deslizamento sem atingir imóvel – Bairro: Centro
    09 registros de ocorrências de queda de árvore atingindo construções – Bairros: Mosela, Centro, São Sebastião, Bingen, Duarte da Silveira, Fazenda Inglesa e Quitandinha
    02 registros de ocorrências de queda de árvore atingindo telhado – Bairro: Duarte da Silveira e Quitandinha
    01 registro de ocorrência de avaliação de risco estrutural em imóvel – Bairro: Castelânea
    06 registros de ocorrências de problema na via – Bairros: Roseiral, Posse, Castelânea, Coronel Veiga, Carangola e Mosela
    02 registros de ocorrências de risco de queda de árvore – Bairro: São Sebastião e Itamarati
    01 registro de ocorrência de queda de árvore atingindo muro – Bairro: Quarteirão Ingelhein
    11 registros de ocorrências de queda de árvore atingindo outros – Bairros: Itaipava, Centro, Quarteirão Ingelhein, Caxambu, Mosela e Castelânea

    Estágio Operacional:
    Atenção

    Maiores acumulados pluviométricos em 24h:

    • Itaipava (CEMADEN BR): 56,2 mm
    • Buraco do Sapo1 (CEMADEN RJ): 56,2 mm
    • Posse (INEA): 51,0 mm
    • João Xavier (CEMADEN RJ): 49,6 mm
    • Itamarati (INEA): 46,0 mm

    Situação atual:
    Céu nublado a encoberto e registro de chuva de intensidade fraca.

    Condição para as próximas horas:
    Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva de intensidade moderada a ocasionalmente forte.

    Recomendações:
    A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

    Ventania causa estragos na cidade

    Além de causar quedas de árvores e postes, prejudicando a locomoção pelas vias da cidade, além de prejudicar o fornecimento de serviços essenciais, a ventania que atingiu o município também derrubou uma torre de telefonia que fica localizada na pista de voo livre na região do Siméria, no Quitandinha.

    Outro local prejudicado pelas chuvas foi uma quadra esportiva, na Rua Oswaldo de Freitas, na Castelânea, que teve sua estrutura tombada, após os fortes ventos que atingiram o município. Segundo os moradores, a Defesa Civil informou que o local será interditado.

    Fornecimento de energia elétrica

    A Enel Distribuição Rio informou que 76% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite deste sábado (18) tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.

    Segundo a concessionária, neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Petrópolis e Macaé, além de municípios da região dos Lagos. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento, através do WhatsApp, pelo número (21) 99601-9608.

    As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.

    Últimas