• Sobe para 18 o número de casos supeitos de coronavírus na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2020 09:23

    A prefeitura de Petrópolis atualizou para 18 o número de casos suspeitos de coronavírus na cidade. Ontem, a prefeitura havia apontado 15 casos suspeitos, dentre eles, dois testes apontavam resultados inconclusivos e os pacientes seriam submetidos a uma nova testagem. Os demais suspeitos estão em casa, em quarentena, sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária.

    A Unimed Petrópolis se posicionou depois publicações nas mídias sociais (Facebook) e disseminação pelo WhatsApp de que haviam casos confirmados de Coronavírus no hospital e que tal fato não estaria sendo divulgado.

    Em nota, a Unimed Petrópolis informou que “dentre os atendimentos realizados na Emergência temos até a presente data, 18 de março de 2020, treze notificações de suspeita de infecção. Sendo que destes, onze casos tiveram altas para investigação e monitorização domiciliar pela Vigilância Epidemiológica do município e dois casos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para investigação de infecções virais que incluem, o COVID-19, H1N1 e outros vírus capazes de provocar doenças respiratórias graves.” O hospital informou ainda que não há nenhum caso confirmado da doença.

    Dos 13 casos informados pela Unimed Petrópolis, a prefeitura contabiliza apenas um. Os outros 12 casos não entraram no boletim do município, dos quais, 11 estão em monitorização domiciliar pela Vigilância Epidemiológica e um está em internação no hospital.

     

    Foram publicadas medidas para a disseminação da doença que, ontem, provocou a primeira morte no Brasil:

    Saúde

    Entre as principais estão a suspensão das férias dos servidores da saúde e a suspensão de cirurgias eletivas (necessárias, mas que podem ser programadas para a ocasião mais propícia) pelo período de 15 dias. As cirurgias serão remarcadas posteriormente. Parentes serão autorizados a fazer a retirada de medicamento no lugar de idosos.

    Vacina contra gripe

    A secretaria de Saúde vai disponibilizar a vacina contra a gripe em casa para pacientes com idade acima dos 80 anos. A vacina deverá ser agendada por telefone a partir da próxima segunda-feira (23). O número gratuito para a solicitação da vacina é o 0800-921234. 

    Ponto de apoio nos distritos

    Além do ponto de apoio para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus ao lado da UPA Centro, a prefeitura informou que vai instalar unidades também nos distritos. O local ainda não foi definido.

    Espaços públicos e turismo

    Parques e pontos turísticos serão fechados pelo período de 15 dias. Vans e ônibus de turismo ficarão proibidos de entrar no município pelo mesmo período – a fiscalização será feira pela Guarda Municipal a partir desta quarta-feira (18) em todas as entradas da cidade, com a recomendação de informar aos responsáveis pelos veículos que devem retornar.

    Bares e restaures

    Terão restrição de horário de funcionamento até as 22 horas.

    Academias

    Deverão permanecer fechadas pelo período de 15 dias.

    Últimas