• Sobe para 16 o número de famílias desabrigadas devido às chuvas desta semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/02/2022 15:55
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Petrópolis está há quatro dias em Estágio de Atenção devido à chuva recorrente que ocorre na cidade. De acordo com a Defesa Civil, até agora foram quase 100 ocorrências registradas desde a última segunda-feira. A maior parte dos atendimentos registrados foi por deslizamentos (36 casos) ou por avaliação de risco geológico ou estrutural em ruas e residências (33 casos). Ao todo, 16 casas foram interditadas e as famílias foram realocadas para casa de parentes. 

    De acordo com a Defesa Civil, desde o início da semana de chuva constante, a Defesa Civil trabalha com reforço no efetivo. Até o momento, as equipes realizaram 16 interdições a imóveis nas localidades de Araras, Quissamã, Itamarati, Duarte da Silveira, Bairro Castrioto e Posse. Ainda de acordo com a Defesa Civil, as famílias estão recebendo todo o suporte da Secretaria de Assistência Social, que avalia de acordo com o perfil social, os benefícios adequados a cada caso. 

    Além de deslizamento, avaliações geológicas e estruturais em ruas e casas, também  foi registrado casos de queda de árvore, de poste, problemas em vias como buracos, afundamentos, alagamentos e inundações, infiltrações, rachaduras e vistorias preventivas. Em Boletim Geológico, a Defesa Civil destacou risco para deslizamentos, em função do elevado volume pluviométrico, nas regiões do primeiro e segundo distrito. “Tendo em vista a situação de maior criticidade por conta da chuva constante, mantemos toda a nossa estrutura mobilizada para o suporte às ocorrências. Pedimos que a população fique atenta aos nossos alertas e em caso de emergência ligue para o 199”, pontuou o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers. 

    De acordo com o Boletim Meteorológico, a cidade está sob a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul na Região Sudeste, que mantém as condições de tempo instáveis. A previsão é de chuva de intensidade fraca a moderada, a qualquer momento do dia, até o próximo sábado (12). Nesse período, a cidade continuará com céu nublado a encoberto, com declínio na temperatura que pode variar entre 14 °C a 21°C. 

    A secretaria de Defesa Civil realiza o envio de SMS com as atualizações sobre a previsão do tempo, que também pode ser conferida pelo boletim no link https://bit.ly/3vmRgZ2 e no site do órgão https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/. 

    A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos e alertas que podem ser emitidos no período e em caso de emergência, ligue 199.

    Últimas