Sobe para 15 o número de casos suspeitos de coronavírus em Petrópolis; prefeito anuncia novas medidas para conter o vírus
A prefeitura de Petrópolis atualizou para 15 o número de casos suspeitos de coronavírus na cidade. Os resultados de dois testes foram considerados inconclusivos e os pacientes serão submetivos a uma nova testagem. Esses dois casos se referem a pacientes que estão internados no Hospital Santa Teresa. Os demais suspeitos estão em casa, em quarentena, sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária.
Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (17) na sede do governo, o prefeito Bernardo Rossi também anunciou novas medidas que serão publicadas por meio de nota técnica da Saúde e decreto, destinadas a conter a disseminação da doença que hoje provocou a morte da primeira vítima no Brasil. As medidas devem ser publicadas no Diário Oficial do Município ainda hoje e começam a valer a partir desta quarta-feira (18). Veja as principais.
Saúde
Entre as principais estão a suspensão das férias dos servidores da saúde e a suspensão de cirurgias eletivas (necessárias, mas que podem ser programadas para a ocasião mais propícia)pelo período de 15 dias. As cirurgias serão remarcadas posteriormente. Parentes serão autorizados a fazer a retirada de medicamento no lugar de idosos.
Vacina contra gripe
Idosos acima de 80 anos receberão a vacina em casa.
Ponto de apoio nos distritos
Além do ponto de apoio para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus ao lado da UPA Centro, a prefeitura informou que vai instalar unidades também nos distritos. O local ainda não foi definido.
Espaços públicos e turismo
Parques e pontos turísticos serão fechados pelo período de 15 dias. Vans e ônibus de turismo ficarão proibidos de entrar no município pelo mesmo período – a fiscalização será feira pela Guarda Municipal a partir desta quarta-feira (18) em todas as entradas da cidade, com a recomendação de informar aos responsáveis pelos veículos que devem retornar.
Bares e restaures
Terão restrição de horário de funcionamento até as 22 horas.
Academias
Deverão permanecer fechadas pelo período de 15 dias.
*Atualizado às 12h54
Leia também: Estado do Rio decreta situação de emergência pelo Covid-19