Moradores da Rua Nova, na região da 24 de Maio, estão preocupados com a situação de uma obra de contenção de uma encosta na localidade. Em vídeos nas redes sociais, é possível perceber o afundamento do solo e desgaste do concreto. Por lá, uma pedra de grandes proporções ficou “pendurada” após as chuvas de fevereiro de 2022, deixando a cidade apreensiva.
Em janeiro de 2024, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação em que pediu para o Estado do Rio apresentar uma complementação das obras de contenção na localidade. O objetivo, segundo o MPRJ, era adequar a drenagem da encosta e obter um relatório técnico certificando a segurança da obra.
A Promotoria também pediu que fosse determinado ao município de Petrópolis a desinterdição dos imóveis interditados na Comunidade 24 de Maio, após finalização das intervenções e a garantia de segurança da obra.
Procurado, o governo do Estado informou que a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas concluiu, em 2023, intervenções essenciais na Rua Nova, como “parte do amplo projeto de recuperação após as enchentes de 2022”. Na localidade, segundo a nota, além de remoção de rochas soltas, foi instalada uma barreira dinâmica para prevenir novos deslizamentos, garantindo mais segurança para a população.
Sobre a avaliação e uma eventual realização de novas intervenções na região, o governo disse que trata-se de uma atribuição da Defesa Civil municipal, que deve analisar a localidade e sugerir opções de intervenção, caso necessário.
O Estado também destacou que foram investidos, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, R$ 275,3 milhões em obras de infraestrutura em Petrópolis.
A Tribuna de Petrópolis procurou a Prefeitura antes da mudança de governo, mas a gestão de Rubens Bomtempo não encaminhou resposta.