Site da Tribuna registra a marca de 1,1 milhão de acessos
A Tribuna alcançou nos últimos 30 dias uma das melhores marcas de seu noticiário on-line, com 1.145.302 acessos no site de 20 de setembro a 19 de outubro. O número evidencia a consolidação deste canal de informação lançado há 23 anos pelo grupo Tribuna, que há 116 anos mantém o jornal Tribuna de Petrópolis na versão impressa.
“O Grupo Tribuna vem se adaptando aos novos tempos, buscando atualizar suas plataformas de notícia de forma a atender a demanda dos novos leitores. Em 1995, ao lançarmos a Tribuna de Petrópolis on-line, sabíamos que esse era um caminho sem volta. Desde então estamos investindo nessa área, trabalhando para fazer com que as notícias cheguem rapidamente e de forma clara aos leitores não apenas por meio do jornal e do site, mas também pelo rádio. É um desafio enorme para nós, que carregamos a responsabilidade de manter esse que sempre foi o principal veículo de comunicação da cidade”, afirmou o diretor do grupo, Francisco de Orleans e Bragança.
Guilherme Martins, gerente de Marketing do grupo Tribuna, diz que é necessário estar atento ao que os leitores buscam. “A Tribuna de Petrópolis tem um nome reconhecido, com credibilidade. Levar este trabalho para a internet e, agora, para as novas mídias digitais é um desafio que estamos encarando com a seriedade e a responsabilidade que esta marca exige”, afirmou, fazendo referência a projetos recém-lançados, como a inclusão de matérias em vídeo na versão on-line da Tribuna de Petrópolis e o Tribuna News – um resumo, também em vídeo, das principais notícias do dia – divulgado no site e também nas redes sociais.
Gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Tribuna de Petrópolis, Cristiane Stadler diz que a adaptação às novas tecnologias é constante. “O site da Tribuna de Petrópolis existe há muitos anos e vem se adaptando às novas tecnologias ao longo do tempo. O setor de TI está em constante mudança, seja na parte de programação, segurança da informação, formas de divulgação e métricas. Não podemos ficar de fora do que há de mais moderno. É essencial acompanhar essa evolução”, considera.
História da Tribuna se confunde com a história de Petrópolis
Das antigas prensas às reportagens on-line, ao longo das décadas, a história do jornal se confunde com a história de Petrópolis e de sua população. A Tribuna está entre os jornais mais antigos ainda em circulação e resiste à evolução tecnológica agregando sua tradição de dar a notícia com credibilidade às novas tendências da imprensa digital.
A história começou em 1902, quando o jornal O Povo, um dos três periódicos petropolitanos em circulação, foi adquirido pelo grupo Oliveira & Cia e lhe nomeou Tribuna de Petrópolis. Desde sua fundação, seu perfil sempre foi o de relevar os problemas cotidianos da população, prestando serviços e defendo os princípios éticos e morais. Além disso, seu conteúdo também trazia cultura e divertimento.
Ao final da década de 70, o jornal passou a ser administrado por Francisco de Orleans e Bragança, que, com investimentos ao longo das últimas décadas, criou o Grupo Tribuna, reunindo, além do jornal impresso, a gráfica Sumaúma, a Rádio Tribuna e a Tribuna de Petrópolis On-line.
Hoje, o grupo Tribuna mantém uma central de notícias que alimenta o impresso Tribuna de Petrópolis, o jornalismo da Rádio Tribuna, o site Tribuna On-line e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). A Tribuna também acaba de lançar um novo projeto: o Tribuna News, que traz quatro boletins de vídeos diários, de no máximo dois minutos, com o resumo das principais notícias do dia divulgados por meio do Facebook da Tribuna, do YouTube e também no site. Em pouco mais de um mês, o projeto conquistou média de duas mil visualizações por vídeo. O recorde, até agora, é de 95 mil visualizações em um único vídeo.